Dom Pedro Casaldaliga: 90 anos de poesia e profecia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Nascido na Catalunha, Espanha, no dia 16 de fevereiro de 1928, Dom Pedro Casaldaliga completa 90 anos daqui a poucos dias. Chegado ao nosso país em 1968 como missionário, Paulo VI o nomeou em 1971 como primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, naquela época uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e latifúndios, o que significava pobreza e injustiça para muitos e privilégios para poucos.

O testemunho do bispo atual

O bispo Adriano Ciocca, depois de 13 anos em Pernambuco, conduz a Prelazia de São Felix desde 2012. E é ele que nos conta que no próximo dia 16, estará com todos os agentes de pastoral da Prelazia junto a Dom Pedro, celebrando uma Eucaristia de Ação de Graças pela presença e o testemunho que este bispo, poeta e profeta, ofereceu ao Mato Grosso, ao Brasil e ao mundo.

O Vale dos Esquecidos

“Para a realidade do Vale do Araguaia, batizado por Dom Pedro como ‘Vale dos Esquecidos’ devido à situação de abandono e falta de estruturas e do descaso dos governos estadual e federal, a presença de Dom Pedro e da equipe da Igreja católica Dom Pedro, foi essencial para começar a estruturar socialmente o território”.

Escola para professores e cursos universitários

“Foi graças ao trabalho de Dom Pedro e da equipe que ele montou que se começou a ter um mínimo de atendimento de saúde. Foi através da Prelazia que foi fundada uma escola de formação de professores, e a maioria dos professores até não muito tempo atrás foram formados nesta escola”.

“ A presença dele e da equipe Prelazia na área se qualificou, no tempo da ditadura militar, como uma presença corajosa, profética ”

“Foi também graças à intervenção de Dom Pedro que se estabeleceram na região algumas faculdades de cursos universitários e sobretudo, a presença dele e da Prelazia na área se qualificou, no tempo da ditadura militar, como uma presença corajosa, profética, denunciando o descaso do governo para com as populações autóctones (os indígenas), denunciando o trabalho escravo e a situação de falta de segurança e de condições dos ribeirinhos”.

Assentamentos para os pequenos agricultores

“O trabalho que a Prelazia desenvolveu fez com que em todo o território surgissem projetos de assentamentos para os pequenos agricultores, que puderam se situar, viver e produzir. Praticamente todos os 15 municípios da Prelazia têm assentamentos. Infelizmente, porém, devido ao avanço do agronegócio e à falta de uma política coerente de apoio à agricultura familiar, estes projetos de assentamentos estão ameaçados de desaparecer”.

A equipe de Pastoral da Prelazia

“De qualquer forma, andando pela Prelazia, visitando as famílias, especialmente as que já estavam aqui no tempo de Dom Pedro, todos reconhecem que é graças ao trabalho dele e da equipe pastoral da Prelazia que houve a estruturação do território e um mínimo de respeito pelos direitos humanos e uma perspectiva de vida mais organizada do ponto de vista social”.

Publicações recentes