Diocese de Roraima cria nova área missionária em Boa Vista

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Foto: Pascom / Dom Mário Antonio celebra missa de instalação

 

            O bispo de Roraima, Dom Mário Antonio da Silva criou a mais nova área missionária da Diocese de Roraima. Trata-se da Área Missionária Sagrado Coração de Jesus, que compreende os bairros Cidade Satélite, João de Barro e Murilo Teixeira, zona Oeste de Boa Vista.

A primeira missa foi celebrada na comunidade Mãe Peregrina, no Cidade Satélite, no sábado do dia 9, e contou com a participação de padres, missionários, leigos e leigas das comunidades que integram a nova porção do Povo de Deus em Roraima.

            A nova área missionária é um desmembramento da Área Missionária São João Batista, no Caranã, que contava com 19 comunidades, e é administrada pelos missionários da Consolata. Agora, a nova área assume a coordenação das comunidades: Santa Paulina, Nossa Senhora da Piedade, Mãe Peregrina e Bom Pastor, no Cidade Satélite; comunidade Beato José Allamano, no João de Barro; e São José, no bairro Murilo Teixeira.

            Durante a missa, foram lidos o decreto de criação da área e o da posse do pároco José Sebastião Barros da Silveira, missionário dos Filhos da Divina Providência, Orionitas, que passa a responder pelos cuidados Pastorais e Administrativos, junto com as Irmãs Pastorinhas, coordenadores de comunidades e pastorais e dos animadores e animadoras do povo de Deus.

            Também participaram da celebração as Irmãs Pastorinhas, os padres Stephen Ngari e Rosalino, da área São João Batista, o diácono Jeferson, o padre Josemar dos Santos, superior provincial dos Orionitas e o clérigo Lucas Patrik, religioso professo orionita.

            Dom Mário, na homilia, promoveu uma reflexão sobre os textos bíblicos e o momento histórico para a igreja de Roraima. A primeira leitura, do livro do Profeta Isaías (Is 6, 1-2a.3-8), falou sobre a purificação do profeta que não consegue boicotar o chamado de Deus e diz: “Aqui estou! Envia-me”. Na segunda leitura, da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15, 1-11), Paulo também atende o chamado para anunciar o Evangelho do Cristo encarnado, crucificado, sepultado e ressuscitado. “As leituras nos convidam a atender o chamado de Deus”, disse o bispo.

Ele continou o sermão, a partir da reflexão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5, 1-11) que fala sobre o encorajamento de Jesus a Simão Pedro, para que jogue as redes em águas mais profundas depois de uma noite improdutiva de pesca. Em atenção ao pedido de Jesus, Pedro avança com a barca e, junto com seus companheiros, consegue pescar tantos peixes que chegam a encher duas barcas. “Criar uma nova área missionária é avançar em águas mais profundas. O Evangelho nos convida a estar nas duas barcas, nas duas áreas missionárias”, enfatiza Dom Mário.

            O padre Stephen Ngari ressaltou que a criação da nova área não é uma divisão ou separação da Área São João Batista, mas um nascimento. “É um parto, onde a palavra de Deus nos convida a ouvir o nosso chamado. Vamos acompanhar o crescimento dessa ‘criança’ e auxiliar no que for necessário”, enfatizou.

            O padre José Sebastião renovou as promessas sacerdotais e assumiu a responsabilidade de governar as comunidades como bom pastor. “Temos muita esperança e serenidade, de podermos desenvolver um trabalho juntamente com toda comunidade, com muita alegria, com a disponibilidade do servir e do serviço, contando a participação, com oração de cada um, com a graça de Deus em cada um de nós, para que esse trabalho possa se desenvolver para o bem de todos”, disse o pároco.

            Durante a cerimônia, também foram apresentados os coordenadores das comunidades e das áreas missionárias São João Batista e Sagrado Coração de Jesus. Após o encerramento da celebração, os coordenadores serviram um lanche para os fiéis que participaram da primeira missa da Área Missionária Sagrado Coração de Jesus.

 

 

Publicações recentes