Dez coisas que o Papa Francisco propõe às mulheres

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Livro de escritora espanhola aborda ensinamentos do Papa às mulheres. Francisco responde com uma carta em que lamenta “cultura machista”.
Cidade do Vaticano 

“Dez coisas que o Papa Francisco propõe às mulheres”: este é o título do livro da escritora e professora Maria Teresa Compte Grau (Madri, Publicaciones Claretianas, 2018, 85 páginas), que será apresentado na capital espanhola no próximo 7 de março.

O livro contém uma carta de agradecimento do Pontífice, em que o Santo Padre manifesta sua preocupação com o persistir de uma “certa mentalidade machista”, até mesmo nas sociedades mais avançadas, onde se cometem atos de violência contra as mulheres.

Estes atos transformam a mulheres em objeto de maus-tratos, de tráfico e de lucro, assim como de exploração na publicidade e na indústria do consumo e do entretenimento.

Francisco lamentou ainda o fato de, na própria Igreja, as mulheres desempenharem às vezes um papel mais de servidão do que de verdadeiro serviço.

“ Seguindo o pensamento dos meus precedessores, creio que seja necessária uma renovada pesquisa antropológica que inclua os novos progressos da ciência e das atuais sensibilidades culturais para ir sempre mais a fundo não somente na identidade feminina, mas também masculina, para assim melhor servir o ser humano no seu conjunto. ”

Avançar nessa direção, prosseguiu o Papa, “é nos preparar para uma humanidade nova e sempre renovada”.

Estilo mariano

Francisco expressou sua satisfação com o fato de a escritora citar Maria e o “estilo mariano”, de amar a todos com ternura e afeto.

“Que essas ‘dez coisas’ possam ajudar quem lê e que o Senhor as multiplique, caminhando sempre rumo a uma sensibilidade e a um reconhecimento maior da missão e da vocação da mulher.”

María Teresa Compte Grau é professora de Doutrina Social da Igreja na Pontifícia Universidade de Salamanca – Campus Madri.

Publicações recentes