DEPOIS DO FOGO

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

  Maria Clara Lucchetti Bingemer

 

            Recebi de uma amiga a notícia: o Museu Nacional está pegando fogo!  Incrédula, liguei a televisão e ali estava o registro do horror, em movimento.  As chamas lambiam lascivamente a instituição científica e cultural mais antiga do Brasil e não conseguiam ser controladas pelos bombeiros.  Seu destruidor apetite deixou um saldo aterrorizante horas depois: mais de 20 milhões de peças de valor incalculável poderiam ter sido perdidas para sempre. 

            Raras vezes vi tanta lágrima, choro, desolação.  Crianças choravam, jovens, adultos e idosos. Amigos do exterior expressavam seu pesar e  dor, enviavam sentimentos e condolências.  As redes sociais anunciavam luto de tantos.  E indignação de muitos mais. O fogo consumia nossa memória, nossa história, nossa cultura.  Devorava a instituição científica e cultural mais antiga do Brasil. 

            Agora, depois do fogo e da perda irreparável de muitas preciosidades, fazemos balanço.  O incêndio era uma morte anunciada.  As condições em que o Museu funcionava estavam muito aquém das aceitáveis e a ameaça sobre seu acervo era permanente. Não havia infraestrutura necessária para combate a incêndios, como portas corta-fogo, detectores de fumaça e jatos automáticos de água. 

            Era domingo, era noite, e a brigada de incêndio não estava trabalhando. O fogo avançara rapidamente.  Havia, segundo informações da direção,  um projeto para reforçar a segurança do museu, mas não saíra do papel. Os atrasos devidos ao descaso com a ciência e a cultura em nosso país foram fatais.  As tragédias e os acidentes de grandes proporções não marcam hora.  Acontecem e se não forem tomadas rigorosas providências corriqueiras para evitá-los, a perda é inevitável. 

            Perdeu-se ali mais que um museu, o mais importante do país e um dos mais importantes do mundo.  Mais do que peças preciosas, sem equivalentes em qualquer lugar do planeta.  O crânio do ser humano mais antigo que já se encontrou em nossas terras: Luzia, a mulher originária da qual todos descendemos.  Perdeu-se um elo insubstituível da memória da história, da cultura e da ciência brasileiras. 

            Desapareceram nas chamas igualmente registros não digitalizados de línguas nativas de povos originários que não mais existem.  Mergulhada para sempre na noite do não saber, a cultura desses povos não encontra mais oportunidade de ser reconhecida e aprendida nos tempos do hoje e do amanhã. As palavras, os cantos, os lamentos e os rituais desses povos foram reduzidos ao silêncio e calados para sempre. Sua memória mergulhou no esquecimento. 

            Pesquisas que levaram anos de vida e trabalho de cientistas e estudiosos podem ter sido irremediavelmente reduzidas a pó. Entre elas estão todos os projetos iniciados a partir da descoberta do crânio de Luzia, que lançava uma luz insuspeita sobre as possibilidades do povoamento do Brasil e da América. A América Ameríndia parecia ser, depois de Luzia, uma Proto Afro América. Tudo isso foi lido nos traços que o crânio de Luzia revelava e se tornava memória ativa e fecunda de nossas origens. 

            A memória é uma categoria inestimável para o ser humano.  Segundo o grande filósofo Martin Heidegger, a memória é o recolhimento do pensar fiel.  Ela protege e guarda consigo tudo aquilo que é importante, que faz sentido, que une e harmoniza os fatos com uma linha mestra que permite recordá-los e lê-los com a razão e o conhecimento. A memória é, pois, a condição de possibilidade da cultura, da civilização e de tudo que o ser humano conhece e constrói sobre a terra. 

            Pela memória se narra e se conta sempre de novo a história das experiências e dos feitos, do diálogo que faz nascer e confirma a identidade.  Fazendo memória, narra-se e conta-se para as novas gerações, a fim de poder testemunhar  e não deixar esquecer aquilo que fez e deve continuar fazendo a humanidade viver, sofrer, rir, pensar, falar e conhecer.  No caso do Museu Nacional, tratava-se daquilo que fazia o povo brasileiro autocompreender-se e projetar-se para além de suas fronteiras. 

            Antes do fogo, nossas crianças e jovens podiam ali encontrar muito do que na história do Brasil era conteúdo digno e justo de ser refletido e recordado. Podiam conhecer e re-conhecer passos e caminhos que o povo brasileiro dera no encalço de sua identidade.  Podiam ver descortinar-se diante de si os horizontes do futuro possível da ciência e da cultura que o acervo do Museu tornava possível em novos projetos ali gerados e gestados. 

            Depois do fogo restam as cinzas e a dor, que convivem com a esperança do que se pode resgatar, juntamente com a indignação que obriga a desejar e trabalhar para que a verdade venha à tona, negligências sejam apuradas e obscuridades  esclarecidas. Que a cultura brasileira sobreviva ao fogo.  E que a memória não nos deixe esquecer de nossa responsabilidade diante do mais precioso que temos: aquilo que somos e que nos tornamos ao longo da história que construímos. 

Maria Clara Bingemer é teóloga, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio e autora de de “Simone Weil – Testemunha da paixão e da compaixão” (Edusc)

   

Publicações recentes