Curso de Verão 2022 – Reconstruir a vida e a sociedade com saúde para todas as pessoas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Estamos mergulhados na mais grave crise de nossa história, com vidas sendo ceifadas como nunca. Mais de um ano após o início da pandemia do COVID1, o Brasil já passou de meio milhão de mortos. Este número assustador pode continuar subindo aceleradamente, por conta das dezenas de milhares de pessoas que são contaminadas a cada dia. O número de mortos já ultrapassa o de nascimentos. Será a morte vencendo a vida?

O CURSO DE VERÃO que acontece de 06 a 15 de janeiro de 2022, quer enfrentar este desafio, descobrindo e compartilhando as saídas construídas por comunidades, movimentos sociais, ambientais, culturais e políticos, entidades científicas e pessoas conscientes e comprometidas, aqui e ao redor do mundo. A situação é complexa, difícil, por vezes desesperadora, como vivenciam dolorosamente nossas famílias e instituições e como apontam os estudos e vozes abalizadas: “O Brasil experimenta o aprofundamento de uma grave crise sanitária, econômica, ética, social e política, intensificada pela pandemia, que nos desafia, expondo a desigualdade estrutural enraizada na sociedade brasileira. Embora todos sofram com a pandemia, suas consequências são mais devastadoras na vida dos pobres e fragilizados”. (CNBB, Mensagem da 58ª. Assembleia Geral da CNBB ao povo brasileiro. Brasília, 16 de abril 2021, p. 1).

Sobressaem nesta crise global, três aspectos, que serão tratados pelo CURSO DE VERÃO, em sequência, nos próximos anos: frente à pandemia e à morte, SAÚDE (2022); frente ao obscurantismo e ao negacionismo, EDUCAÇÃO (2023); frente à fome e ao desemprego, TRABALHO (2024).
O propósito é de se construir NOVA SOCIEDADE, com saúde, educação e trabalho para TODAS AS PESSOAS, dentro de um PROJETO ambientalmente SUSTENTÁVEL, economicamente JUSTO e socialmente IGUALITÁRIO, acolhedor da rica diversidade étnica, cultural, linguística e religiosa de nosso país, no respeito às diferenças todas e no socorro imediato aos mais vulneráveis. Queremos aprender de nossos povos originários. Eles trazem do seu passado e de sua resistência milenar um modo diferente de se organizar e de conviver harmonicamente entre si e com a natureza. Temos muito o que aprender com eles e com a sabedoria popular. Assim, o Curso de Verão 2022, para não colocar em risco a vida de voluntários e participantes, será realizado no formato online. Terá como tema: RECONSTRUIR A VIDA E A SOCIEDADE COM SAÚDE PARA TODAS AS PESSOAS.

Num primeiro momento, o curso oferece elementos de análise da realidade e os fundamentos que justificam escolhas entre distintos projetos de sociedade.

Num segundo momento, temos a bíblia e os conhecimentos das tradições de religiões não cristãs, como luzes para uma leitura da realidade e para discernir compromissos frente às mudanças necessárias, para que todas as pessoas vivam dignamente.

Outro importante momento do curso é a troca de experiências concretas de pessoas, grupos, comunidades e igrejas, sobre as formas de sobrevivência em relação à saúde neste tempo de pandemia.

A metodologia do curso seguirá os princípios da Educação Popular, com destaque para a troca de saberes e de experiências como ponto de partida; para o aprofundamento de conteúdos e compromisso ao retornar às práticas locais.

Além da Educação Popular, o curso tem como pilares estruturantes o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, a arte, o cuidado com as pessoas e com nossa Casa comum e o mutirão.

Mesmo no formato online, em que os conteúdos relacionados ao tema serão apresentados em videoconferências para todas as pessoas participantes (cursistas e voluntários), o curso oferecerá momentos de vivência de mística e de arte, bem como a possibilidade de reflexão dos conteúdos em pequenos grupos, nas Rodas de Conversa.

Haverá também momento de partilha de projetos e experiências acerca de diferentes maneiras de se cuidar da saúde, com pessoas convidadas para as Mesas Temáticas, num dos dias, no horário das Rodas de Conversa.

O curso é oferecido a lideranças de comunidades e movimentos sociais, com prioridade para jovens e leigos, e propõe que as pessoas se organizem em seus locais de origem, para acompanhar o curso em grupos, de modo que os temas e experiências sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas das comunidades, grupos religiosos e movimentos sociais.

INFORMAÇÃO

E-mails: verão@ceseep.org.br; ceseep@ceseep.org.br

Telefones: CESEEP (0xx11) 3105-1680 / WhatsApp: +55 11 99325-5961

Publicações recentes