Curso de Extensão Cultural em Pastoral Vocacional

O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em parceria com a Arquidiocese de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), promoveram o Curso em Pastoral Vocacional,de 07 a 11 de janeiro de 2019  A ESPAV (Escola de Preparação para Animadores e Animadoras Vocacionais) mudou de nome, mas o objetivo do curso continua o mesmo, ou seja: capacitar, através do estudo, da reflexão e partilha de experiências, animadores e animadoras vocacionais, em vista do serviço às vocações na e para a Igreja no Brasil, de modo que a dimensão vocacional se torne, cada vez mais, uma ação conatural e essencial à missão evangelizadora das cristãs e dos cristãos que animam as comunidades.

O curso, realizado no Campus da PUC-SP, no bairro Santana, em São Paulo (SP), inaugurou uma nova modalidade ou metodologia de aulas e oficina. No período matutino foram ministradas as aulas de Teologia da Vocação nos três primeiros dias, de 07 a 09 de janeiro (segunda à quarta-feira), incluindo conteúdos de Antropologia, Eclesiologia, Cristologia e Bíblia; e Itinerário Vocacional nos dois últimos dias, 10 e 11, Despertar, Discernir, Acompanhar e Cultivar (quinta e sexta-feira). No período vespertino (segunda à sexta-feira) foi ministrada a oficina de Metodologia e Planejamento Vocacional. Foram 40 horas/aula no total, em regime de externato, ou seja, os participantes não se hospedaram no local do evento, como na tradicional ESPAV. As aulas aconteceram das 8 às 18h30, incluindo os intervalos (30 minutos a cada duas horas de aula; e 1h30 para almoço). Participaram 73 animadores vocacionais, cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »