CRB Nacional promove evento online Ciranda da Comunicação

Na Ciranda da Comunicação “A vida se faz história”

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) realiza cursos e palestras, visando, como “Igreja em saída”, contribuir na reflexão de temas de atualidade, a partir da Mensagem do Papa Francisco, por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 24 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor.

Neste ano, o tema é “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida se faz história”. Com este escopo, a CRB Nacional promove, de 17 a 24 de maio de 2020, uma semana, também denominada Ciranda da Comunicação.

O evento oferece reflexão sobre o tema proposto pelo Papa Francisco, dentro do qual são enfocados:

  • O desafio de informar
  • A narrativa do planeta: storytelling da vida e da morte;
  • A contribuição da educação midiática em tempos de desordem internacional;
  • Igreja digital, Além de informações sobre a religião,  também se promove e se incentiva a relação e o vínculo do fiel com seu Deus: o fiel também pratica a sua fé no âmbito digital on-line.
  • Influenciadores digitais – a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões,  seja estilo de vida ou consumo;
  • Narrativas para a construção da justiça e da paz;
  • Cantando e contando histórias para os pequenos na educação;
  • Contar histórias é uma arte e constrói os universos mágicos e vida interior;
  • Os contos  e seus valores nas diferentes culturas;
  • Liberdade de imprensa em tempos de democracia em crise.

Os palestrantes são pessoas especializadas na área da narrativa e da comunicação. Entre eles:

Eliane Muniz, Alexandre Kieling, Dom Marcony Vinícius, Patrícia Berg, Marcos Tulius, William e Maristella Reis, Michel Carvalho, Moisés Sbardelotto, Edla Lula, Luiz Gonzaga Motta, Silvonei José Protz e Allana Gama.

No domingo, 24, a Missa será presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.

Como se trata de um evento de comunicação, a Ciranda foi se formando desde o Grupo de Trabalho que trabalhou intensamente até as parcerias que muito enriqueceram e ampliaram a Ciranda e o sentido de relacionamento, partilha, troca e entreajuda.  Entre estas parceiras vieram a Universidade Católica de Brasília, a Signis Brasil, a Arquidiocese de Brasília, a PASCOM Brasil, o SEPAC Paulinas, a Rádio Nova Aliança de Brasília e também, Vatican News.

Como diz o Papa Francisco na sua Mensagem: “Uma história boa é capaz de transpor os confins do espaço e do tempo: à distância de séculos, permanece atual, porque nutre a vida”, é o que acontece conosco comunicadores, com todas as pessoas, com a Igreja.

Como participar

O evento será totalmente online e gratuito, com acesso exclusivo para os participantes que realizarem sua inscrição. Depois de confirmada a inscrição, no dia de cada palestra online, será enviado para o endereço de e-mail cadastrado, o link para assistir.

Clique e veja a programação!

Clique aqui e faça sua inscrição!

Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Posts relacionados