CRB Nacional expressa sentimentos pela passagem de padre Alfredo Carrara

Por Assessoria de Imprensa | A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil expressa sinceros sentimentos pela passagem do religioso salesiano, padre Alfredo Carrara de Mello, ocorrido  em Barbacena-MG na madrugada da última sexta, 19,  aos 83 anos.

Padre Alfredo Carrara de Melo, nasceu em Santo Antônio do Amparo, no interior de Minas Gerais. Era o mais velho de cinco irmãos. Filho de fazendeiro, viveu em uma fazenda até os 9 anos de idade. Aos 10 mudou-se para Belo Horizonte-MG para estudar.

Após cursar a primeira série ginasial no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte-MG, foi em 1945 continuar seus estudos como aluno interno no Colégio Salesiano Dom Bosco, de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto-MG. Lá permaneceu até o término do Ginásio em 1947.

Encantado com o método educativo de Dom Bosco, que fazia daquela escola uma grande família, teve despertada a vontade de tornar-se salesiano para dedicar sua vida à educação da juventude. Assim o fez.

Em 1948 foi para o Noviciado em Pindamonhangaba-SP e fez sua Profissão Religiosa em 1949. Cursou Filosofia em São João del Rei-MG e Teologia na Lapa, em São-Paulo-SP. Em 1958 ordenou-se sacerdote. Padre Carrara também possuía formação em Pedagogia e Psicologia.

Durante sua vida dentro da congregação, exerceu vários cargos, inclusive foi duas vezes inspetor da Inspetoria São João Bosco, de 1972 a 1978 e depois de 1991 a 1996. Teve papel de destaque no Capítulo Geral Especial ocorrido em Roma, que visava a reformulação das constituições Salesianas segundo Concilio Vaticano II. Ao todo foram 5 participações em capítulos gerais.

Desde 1997, residia junto a Presença Salesiana de Barbacena-MG, cidade em que mais esteve durante sua vida religiosa. Foram mais de 30 anos de trabalho nas obras salesianas no munícipio.

Padre Carrara, a exemplo de Dom Bosco, teve sua vida marcada pela dedicação à juventude necessitada. Um de seus maiores feitos como inspetor da ISJB foi a implantação do Cesam, que há cerca de 40 anos tem transformado a vida de milhares de adolescentes e, nos anos futuros, ainda beneficiará muitos outros. Padre Carrara permanecerá eterno por meio de seu trabalho.

O velório aconteceu na capela dos Salesianos em Barbacena, seguido da missa de corpo presente e o sepultamento, no cemitério da Boa Morte.

Assista ao documentário produzido no ano passado e que conta com o depoimento do padre Carrara.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »