CRB lança livro “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 24.07.2015| A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, lançará a partir de agosto, o livro “Vida Religiosa Consagrada em Processo de Transformação”.

O livro foi construído pela Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional juntamente com outros autores convidados.  “Em tempos de grande transformação, perguntas radicais atingem as razões primeiras: porque estar nesta vida, nesta forma de vida? Para que, no caso, ser religiosa ou religioso de uma congregação, de uma ordem religiosa? Na verdade, ser cristão é o ideal que está na raiz de tudo e por cima de tudo. Tornar-se cristão é, então, a meta da Vida Religiosa Consagrada (VRC) nas diferentes formas de seguimento de Jesus”, diz trecho da introdução feita pelo organizador, frei Luis Carlos Susin, OfmCap.

Ainda segundo Susin, “o livro não precisa ser lido exatamente na ordem em que se apresenta, e nem todo de uma vez. Os capítulos podem ser úteis em diferentes momentos e na ordem que interessar ao/à leitor/a. Embora a destinação seja aberta, é claro que não está escrito na forma de uma cartilha para animar estudos de comunidades. São estudos, pesquisas, reflexões, que pretendem oferecer ajuda especialmente a quem precisa assessorar a VRC em retiros, cursos, palestras. É também um subsídio para quem precisa assumir encargos de coordenação e liderança no ministério do poder: provinciais, superiores de comunidades, e sobretudo os formadores que precisam ajudar honestamente quem está em formação inicial a pensar bem a graça do chamado à VRC”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês V. Ribeiro, exorta a todos os consagrados e consagradas  a receberem este lançamento como uma dádiva no Ano da Vida Consagrada.  “Religiosas e Religiosos, recebam com alegria esta obra – graça de Deus. O Ano da Vida Consagrada torna-se mais rico e nossas ações mais transformadoras. E tenhamos continuamente na missão as palavras do Papa: Sempre onde estão os/as consagrados/as, sempre há alegria”, disse.

Lançamento

De acordo com o assessor executivo da CRB para as publicações, Irmão Lauro Daros, o livro realizado em parceria com a Paulinas,   contém 383 páginas, no valor de R$45,00. O lançamento acontecerá nas filias da Editora no Brasil e nas 20  da CRB a partir de agosto, em datas diversificadas. Porém já pode ser adquirido antes do lançcamento nas lojas Paulinas do Brasil.

O livro

Para se familizar de antemão com a obra, confira o sumário.

1-      Do Porto Seguro a um tempo de provação, da incerteza à esperança pascal. A vida religiosa consagrada e os seus atuais desafios. (Fr. Luiz Augusto de Mattos, osa)

2-      Primavera em questão: novas comunidades. (Brenda Carranza)

3-      Redes Sociais e novas fronteiras da Vida Religiosa Consagrada. (Pe. Rafael Lopez Villasenor, mx)

4-      Vida Religiosa Consagrada Feminina: levante-se! (Ir. Rita Romio, stj)

5-      Interculturalidade nas comunidades religiosas: novas formas de viver. (Pe. Joachim Andrade, svd)

6-      Ecologia: novos espaços para a Vida Religiosa Consagrada. (Ir. Afonso Murad, fms)

7-      Profissionalização, especialização e missão congregacional. (Pe. Estêvão Raschietti, sx)

8-      Envelhecimento saudável: uma arte. (Ir. Maria de Fátima Alves de Morais, ascj)

9-      A circularidade e os diversos modos de exercer o poder. (Ir. Cleusa Maria Andreatta, idp; Ir. Susana María Rocca, mcr)

10-   Uma formação integral hoje e amanhã. (Ir. Paulo Dullius, fsc)

11-  Anunciar com a Vida que Ele Ressuscitou. (Pe. Mauro Negro, osj)

12-  Orar sem cessar: mística e mistagogia da vida religiosa. (Frei Luiz Carlos Susin, ofmcap; Ir. Salete Verônica Dal Mago, cifa)

13-  “Vejam que estou fazendo uma coisa nova”. “Ela está brotando agora e vocês não percebem?” (Pe. Thomaz Hughes, svd)

14-  Outros olhares:

  • Uma missão amazônica. Felício Pontes (Belém).
  • Imagens da vida religiosa. Lucia Ribeiro (Rio.
  • A comum e difícil tarefe de se sentir útil: experiência, proximidade e crescimento com a Vida Consagrada. Cesar Kuzma (Rio)
  • Da vida c onsagrada à consagração da vida. Jacques Tábora Alfonsín (POA)
  • Um leigo buscando sinais exemplares na vida consagrada. Luiz Alberto Gomes de Souza (Rio)
  • São homens e mulheres como os que marcaram minha vida que a Igreja necessita cada dia mais. Sonia Maria Marques de Souza Cosentino (Rio)
  • As “irmãzinhas” de caminhada, com ou sem habito. Sérgio Ricardo Coutiinho (Brasília)
  • Vida Religiosa no Brasil. Faustino Teixeira (Juiz de Fora)
  • Nunca vos detenhais! Sempre em movimento! Maria Emmir Oquendo Nogueira (Shalon)

 

 

Publicações recentes