CRB de Porto Alegre elege nova diretoria

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Judinei Vanzeto| 24.08.2015| De 20 a 23 de agosto aconteceu a 44ª Assembleia Geral Ordinária Regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/RS), no CECREI, em São Leopoldo, com a participação de 70 provinciais. A pauta contou com três momentos: analisar o relatório de atividades e financeiro; definir prioridades para o triênio (2016-2018) e eleger a Coordenação do Regional (RS).

Segundo o Ir. Edgard Hengemüle, lassalista, a missão da CRB/RS é de “animar, articular, incentivar e acompanhar a Vida Religiosa Consagrada, no seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético-testemunhal, de promover a comunhão na diversidade de dons e carismas e de incentivar a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais”, lembrou. O Ir. Edgard esteve na presidência dos religiosos no último triênio (2012-2015).

Ir. Joaquim Sperandio, Marista, membro da diretoria Nacional da CRB, comenta sobre algumas palavras fortes que os religiosos precisam prestar atenção nesses próximos tempos. “Uma delas é a missão. Segunda, comunhão. A terceira palavra é a mística. Vivemos num mundo muito horizontal e podemos esquecer que somos de Deus e para Ele voltamos”, salientou.

As palavras do Papa Francisco por ocasião do Ano da Vida Religiosa sobre o passado, presente e futuro foram lembrados durante os dias de assembleia: “Um olhar com gratidão, Viver com paixão e abraçar com esperança”.

“O Papa Francisco nos conclama a sair. Acredito que a vida consagrada não podemos mais ficar parada dentro dos conventos. Ela tem que sair e se encontrar com a sociedade e problemáticas novas e tentar juntos dar uma resposta. Os religiosos têm muito a dizer e partilhar e trabalhar juntos, religiosos, leigos e leigas para construir esse mundo mais fraterno e solidário”, destacou Sperandi.

Na tarde de sábado (22) foi realizada a eleição para a escolha da nova coordenação, ficando assim constituída a equipe: Ir. Paula Schneider, FPCC, Pe. Anésio Ferla, PSDP, Ir. Celso Flach, SJ, Ir. Albina Carlesso, MS, Ir. Marcia Regina de Oliveira, FSCJ.

Durante a Assembleia a Ir. Suzana Rocca apresentou o livro “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação”, que será o texto base de preparação da próxima Assembleia Nacional da CRB.

O livro tem como organizador o teólogo da ordem dos Frades Menores Capuchinhos e membro da Equipe Interdisciplinar da CRB, frei Luiz Carlos Susin que juntamente com outros assessores e assessoras da CRB construíram a obra partindo de temas que dizem respeito à vida e a missão da Vida Religiosa em tempos atuais.

O Regional Sul 3 conta com a presença de cerca de 100 congregações com mais de 5.400 religiosos/as, que atuam na educação, comunicação, saúde, ação social, pastoral paroquial, mosteiro e outras atividades.

Fonte: Regional Sul 3 CNBB

 

Publicações recentes