Depois de quase três anos realizando encontros de forma remota, coordenadores e coordenadoras do Serviço de Animação Vocacional das Regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) encontraram-se, presencialmente, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro Cultural de Brasília, em Brasília, Distrito Federal.
O encontro, promovido pelo Setor Juventudes da CRB Nacional e com o apoio do Centro Magis Burnier, reuniu mais de 20 representantes de quase todas as regionais da CRB, envidando as forças da interculturalidade, da intercongregacionalidade e da intergeracionalidade em prol de todas as vocações.
Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, Assessora do setor, na abertura do encontro ressaltou a importância do conviver e da gratuidade destes dias e, sobretudo, a riqueza de se sonhar juntos os próximos passos do SAV CRB.
Marcado pela convivência alegre e fraterna nas orações, refeições e atividades lúdicas, o encontro contou a ainda com momentos fortes de formação. Na tarde da segunda-feira, Pe. Agnaldo Pereira Oliveira Júnior, SJ trabalhou o tema da “Espiritualidade do Animador Vocacional”, convidando os presentes a redescobrirem essa experiência fundamental do mistério de Deus que transforma.
Na terça-feira foi a vez do Frei Rubens Nunes Mota, OFMCap, conduzir os presentes à leitura dos “Cenários juvenis e o acompanhamento vocacional”. Além de provocar os participantes acerca das culturas juvenis atuais, Frei Rubens chamou a atenção para o cuidado com o próprio processo, reforçando alguns pontos de intersecção entre acompanhamento e saúde mental.
A noite da terça-feira e a manhã da quarta-feira foram dedicadas, por fim, ao planejamento das atividades em nível nacional e regional para os próximos anos, tendo como inspiração o 3º Ano Vocacional do Brasil e o Horizonte, Eixos e Prioridades para o próximo triênio da CRB Nacional.
Para Ir. Cássia, FCIM, coordenadora do SAV CRB Fortaleza e membro da Equipe de Articulação do SAV CRB, o encontro foi “reencontro, partilha, foi revisitar a nossa vocação, revisitar a nossa missão de cuidar da vida”. Frater Raul, CSSR, coordenador do SAV Regional Goiânia, registrou, nos versos de um cordel, a beleza destes dias:
“Estes dias tão brevíssimos
Passaram bem rapidão
Mas com grande intensidade
Foram vividos com emoção
Veio gente de todo canto
Trazendo os seus encantos
E a alegria da vocação
Um encontro nacional
Em que todos podem aprender
Nas partilhas, no convívio
Em cada momento podemos ver
A missão e o compromisso
Assumindo bem o serviço
De coordenação na CRB
(…)
Há uma diversidade de carismas
Mas com semelhante missão
Na alegria do evangelho
Enchendo o peito de gratidão
Sairemos pelo mundo
Não promovendo o absurdo
Mas a graça e a missão
(…)”
Oxalá sigamos acolhendo a graça e a missão da vocação de animadores e animadoras vocacionais!