Coordenadores e coordenadoras do SAV CRB se encontram em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Depois de quase três anos realizando encontros de forma remota, coordenadores e coordenadoras do Serviço de Animação Vocacional das Regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) encontraram-se, presencialmente, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Centro Cultural de Brasília, em Brasília,  Distrito Federal.

O encontro, promovido pelo Setor Juventudes da CRB Nacional e com o apoio do Centro Magis Burnier, reuniu mais de 20 representantes de quase todas as regionais da CRB, envidando as forças da interculturalidade, da intercongregacionalidade e da intergeracionalidade em prol de todas as vocações.

Ir. Maristela Ganassini, FSCJ, Assessora do setor, na abertura do encontro ressaltou a importância do conviver e da gratuidade destes dias e, sobretudo, a riqueza de se sonhar juntos os próximos passos do SAV CRB.

            Marcado pela convivência alegre e fraterna nas orações, refeições e atividades lúdicas, o encontro contou a ainda com momentos fortes de formação. Na tarde da segunda-feira, Pe. Agnaldo Pereira Oliveira Júnior, SJ trabalhou o tema da “Espiritualidade do Animador Vocacional”, convidando os presentes a redescobrirem essa experiência fundamental do mistério de Deus que transforma.

            Na terça-feira foi a vez do Frei Rubens Nunes Mota, OFMCap, conduzir os presentes à leitura dos “Cenários juvenis e o acompanhamento vocacional”. Além de provocar os participantes acerca das culturas juvenis atuais, Frei Rubens chamou a atenção para o cuidado com o próprio processo, reforçando alguns pontos de intersecção entre acompanhamento e saúde mental.

            A noite da terça-feira e a manhã da quarta-feira foram dedicadas, por fim, ao planejamento das atividades em nível nacional e regional para os próximos anos, tendo como inspiração o 3º Ano Vocacional do Brasil e o Horizonte, Eixos e Prioridades para o próximo triênio da CRB Nacional.

            Para Ir. Cássia, FCIM, coordenadora do SAV CRB Fortaleza e membro da Equipe de Articulação do SAV CRB, o encontro foi “reencontro, partilha, foi revisitar a nossa vocação, revisitar a nossa missão de cuidar da vida”.  Frater Raul, CSSR, coordenador do SAV Regional Goiânia, registrou, nos versos de um cordel, a beleza destes dias:

“Estes dias tão brevíssimos

Passaram bem rapidão

Mas com grande intensidade

Foram vividos com emoção

Veio gente de todo canto

Trazendo os seus encantos

E a alegria da vocação

Um encontro nacional

Em que todos podem aprender

Nas partilhas, no convívio

Em cada momento podemos ver

A missão e o compromisso

Assumindo bem o serviço

De coordenação na CRB

(…)

Há uma diversidade de carismas

Mas com semelhante missão

Na alegria do evangelho

Enchendo o peito de gratidão

Sairemos pelo mundo

Não promovendo o absurdo

Mas a graça e a missão

(…)”

Oxalá sigamos acolhendo a graça e a missão da vocação de animadores e animadoras vocacionais!

 

Publicações recentes