Convite às Regionais da CRB Nacional para 3º Seminário da Partilha dos Carismas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

3° Seminário de Partilha de Carismas

É necessário fazer crescer não só uma espiritualidade da fraternidade, mas também e ao mesmo tempo uma organização mundial mais eficiente para ajudar a resolver os problemas prementes dos abandonados que sofrem e morrem nos países pobres”. (Papa Francisco)

03 de agosto de 2021

Às Regionais da CRB Nacional

Na esperança de que novos tempos de paz e de superação das adversidades, cheguem a todas as sociedades e culturas, é que trazemos aos amigos e amigas das Regionais da CRB Nacional este convite.

O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, vem interpelando os corações de todas as pessoas de todas as culturas e sociedades, para que se movam em direção a Fraternidade Universal.

Nesse mesmo espírito, a CRB Nacional, por meio de sua “Prioridade 3”, nos interpela a “Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com Leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações Inter congregacionais e em redes.

Por isso, entendemos que o Projeto “Partilha de Carismas” da CRB, é de fundamental importância na caminhada de comunhão entre Religiosos/as e Leigos/as de diferentes Carismas Congregacionais.

Nós, Leigos/as e Religiosos/as, das Regionais do RS, SC e PR, já estamos, de alguns anos, promovendo Seminários Regionais e Inter-Regionais de Partilha de Carismas. No ano de 2015, realizamos no Rio Grande do Sul, o 1° Seminário Inter-Regional RS/SC/PR. Neste evento focamos o trabalho no Protagonismo de Leigos e Leigas dos diferentes Carismas. O mesmo tema teve continuidade no 2° Seminário Inter-Regional de Partilha de Carismas, realizado em Santa Catarina, no ano de 2017. Neste último Seminário presencial, ficou definido o ano de 2020 para a realização do 3° Seminário no Paraná, o que não foi possível devido a Pandemia. Ficando para 2021.

Em 2021, vamos realizar o 3° Seminário de Partilha de Carismas, de forma diferente. Será no formato digital e por meio de quatro “Lives”, com o objetivo de aprofundar os pilares da formação Laical, conforme o documento 105 da CNBB: “Identidade, Espiritualidade, Vocação e Missão dos Cristãos Leigos e Leigas”.

A Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, presidida por Dom Giovane Pereira de Melo, juntamente com a CRB Nacional, nos estimulou para que rearticulássemos esse movimento Laical originado nos Carismas das Ordens Religiosas. Por isso, estamos ampliando a participação neste 3° Seminário de Partilha de Carismas 2021, coordenado pela Equipe de Partilha de Carismas da CRB-PR, em comunhão com a CRB-RS e CRB-SC. Dentro deste espírito, convidamos as demais regionais para participarem das referidas Lives, ficando reservadas 20 vagas para a CRB-RS, 20 vagas para CRB-SC, 80 Vagas para CRB-PR (anfitriã) e 5 vagas para cada uma das demais regionais.

Temas/Datas/Assessores

Tema da LiveDatahoráriosAssessor/a
Identidade 21/08/202116h às 18hLúcia Pedrosa
Vocação 18/09/202116h às 18hMarilza Schuina
Espiritualidade16/10/202116h às 18hGustavo Balbinot
Missão20/11/202116h às 17h30minDom Severino Clasen
Celebração20/11/202118h 

Importante: para participar é necessário realizar a inscrição até o dia 18/08/2021, acessando o   link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSQmM1MTaphYD6_rMG9p-ez70sNQrL9M9JBkx6gyaqxq0MUQ/viewform

(selecionar este link, copiar e colar no navegador, que aparece o formulário para a devida inscrição)

 

 CRB-RS | SC |PR                                                                                                                  

Equipes de Partilha de Carismas das Regionais da CRB – RS|SC|PR

Publicações recentes