CLAR – Congresso da Vida Consagrada acontece em Bogotá

Por Rosinha Martins! 09.06.2015| Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje; escutemos a Deus onde a Vida Consagrada clama”. Este é o lema do Congresso da Vida Consagrada promovido Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

O evento, que  acontecerá dos dias 18 a 21 de junho, no Colégio de Nossa Senhora do Pilar, Chapinero – Bogotá,  é uma das atividades da Confederação para celebrar o Ano da Vida Consagrada.

De acordo com a coordenação, o Congresso da Vida Consagrada 2015 “pretende ser uma experiência de graça, que nos ajude a descobrir os horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje para começar uma nova etapa, ‘Escutar a Deus onde a Vida Consagrada clama’; assim nos leva e levará a viver confiadamente um presente que tem futuro e a transformar nossa vida e missão.

Em nota publicada pela Pontifícia Comissão para a América Latina, a presidente da Confederação, Irmã Mercedes Casas, relatou que “através deste evento, no qual participarão por volta de 1,2 mil religiosos e religiosas, se busca gerar um espaço para “despertar aos religiosos e religiosas, de modo que eles possam despertar ao mundo, como pediu o Papa Francisco na Carta Apostólica que escreveu por ocasião do Ano da Vida Consagrada”.

Mercedes acrescentou ainda, o significado deste evento para a Vida Consagrada da América Latina. “É um ano de graça, um presente que nos fez o Papa, surpreso e também animador, porque nos desperta a um dom tão grande que a Igreja recebeu através da Vida Consagrada. Representa um ano de renovação, de formular-nos perguntas sobre nossa identidade, nossa missão e a maneira em que vivemos nossa consagração”.

Juntamente com os religiosos e religiosos vindos de todas as Conferências confederadas à CLAR, estará o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal dom João Braz de Aviz.  “A positiva resposta do Cardeal ao convite da CLAR representa uma valorização do Santo Padre, que também se fará presente com uma mensagem (…) e expressa a sintonia da Santa Sé com a CLAR, com o Congresso e com a Vida Consagrada do Continente, e confirma nossa comunhão eclesial”, disse o Padre Gabriel Naranjo Salazar, Secretário Geral da CLAR.

Fonte: Gaudium Press

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »