CELAM Lança o Itinerário Sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe que acontecerá no México

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Somos todos discípulos missionários em saída”. É o lema que vai acompanhar a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que será realizada na Cidade do México de 21 a 28 de novembro, após ter sido adiada devido à pandemia.

No lançamento, em vídeo, do itinerário sinodal que será percorrido pelo evento, divulgado no domingo, 24 de janeiro, o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), dom Jorge Eduardo Lozano, disse que trata-se de uma jornada rumo à primeira Assembleia Eclesial.

“O lema nos lembra que desde o momento do Batismo fazemos parte da vida da comunidade cristã”, disse  dom Eduardo. Ele também apresentou, no vídeo, o logotipo do evento. Segundo o secretário-geral do CELAM, a logomarca apresenta o mundo em movimento e também a grande riqueza da biodiversidade do continente latino-americano e do Caribe.

“Um caminho particular, original, no qual faremos juntos uma reflexão, um encontro, que nos permita discernir os novos desafios, à luz das riquezas fornecidas pelo Documento de Aparecida, na V Conferência Geral. Uma jornada em conjunto das diversas vocações do Povo de Deus, religiosa, religiosa, consagrada, leiga, masculina e feminina, sacerdotes, diáconos, bispos. Todas as vocações nas diferentes instâncias, tanto das Conferências Episcopais quanto de outras agências da Igreja”, afirmou.

A Assembleia recordará, 14 anos depois, a 5ª Conferência Geral da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida e terá como objetivos, como explica uma nota do CELAM, “contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar os desafios do continente, reacender o compromisso pastoral e buscar novos caminhos em chave sinodal”.

Uma Assembleia híbrida

No vídeo, o monsenhor Alfonso Miranda Guardiola, secretário-geral da Conferência Episcopal do México, disse que seu país está muito emocionado por ser o anfitrião do evento.  Ele também explicou que a Assembleia será realizada de forma mista, com algumas pessoas participando pessoalmente na Cidade do México e outras, remotamente, por meio das sedes alternativas em cada um dos países que compõem o CELAM.

“Queremos envolver toda a Igreja da América Latina e do Caribe, para que possam participar virtualmente, desde as conferências a serem realizadas no México, bem como os programas que ocorrerão em cada um dos locais alternativos desta Assembleia”, afirmou.

Três instâncias de preparação

O caminho da Assembleia propõe três instâncias de preparação: a espiritual, a escuta e o encontro. “O espiritual porque sabemos que no centro de nossas vidas está Jesus, que nos ensina o Novo Mandamento a amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso vizinho como nós mesmos. Um tempo também escutando, porque o Espírito Santo fala nos corações de toda sua família, de todos os crentes. Um tempo também para nos reunirmos, dialogar e discernir juntos quais são esses novos desafios aos quais o Senhor nos convida a levá-los com alegria”, explicou dom José Eduardo.

Conheça o vídeo de divulgação da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe:

Mensagem do Papa Francisco

Em vídeo, o Papa Francisco se dirigiu a dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana e do CELAM.

Gostaria de lhes dar dois critérios para acompanhá-los neste tempo, um tempo que abre novos horizontes de esperança para nós. Primeiro, junto com o povo de Deus: que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. Que o povo de Deus que é infalível “in credendo”, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença. Do povo de Deus surgem as elites, as elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e esta não é a Igreja. A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão. E outra coisa a ter em mente é a oração. O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”.

Conheça a mensagem do Papa:

Com informações do CELAM e do VaticanNews

Fonte: CNBB

 

Publicações recentes