Amazônia Precisa de você. Carta para instituições.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Brasília – DF, 20 de maio de 2020.
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

“Fazei tudo o que Ele vos disser”(Jo 2,5)

Queridos/as Consagrados/as, Superiores/as Gerais e Provinciais, Coordenadores/as e Assessores/as Regionais da CRB e Comunidades, Membros dos Institutos Seculares,Comunidades de Novas Formas de Vida Consagrada, Leigos/as ligados/as aos Carismas Congregacionais e pessoas de boa vontade

Assunto: Campanha solidária vai ajudar a população do território amazônico que sofre com COVID-19

“A Amazônia precisa de você” é o nome da iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), com total apoio da CNBB e CRB.
Não podemos ficar insensíveis ante uma crise de magnitude nunca vista, que afeta de maneira drástica as Comunidades Indígenas.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM Brasil) lançaram a Campanha A AMAZÔNIA PRECISA DE VOCÊ, com o objetivo de socorrer as necessidades dos povos amazônicos. Esta iniciativa é fruto da Campanha Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É tempo de cuidar” que despertou inúmeras ações neste tempo de pandemia.

Muitas organizações estão acompanhando diariamente a situação das populações afetadas pela pandemia da COVID-19 e, atentas às principais demandas de emergências, por isso estamos lançando esta ação solidária para doações que mitiguem os impactos da pandemia.

De acordo com as escutas realizadas pela equipe da REPAM Brasil, as principais demandas se concentram no acesso a alimentação, produtos de limpeza e higiene, equipamentos de proteção (máscaras, álcool em gel e outros) e na garantia de transporte desses itens para as comunidades mais afastadas das cidades.

E mais, solicitamos a toda a Vida Consagrada do Brasil e as pessoas de boa vontade a uma ação urgente e unificada que se materialize no gesto solidário de ajuda com profissionais da área da saúde (médicos/as, enfermeiros/as) que se disponham a fazer presença, na qualidade de voluntários/as, nos lugares desprovidos de atenção sanitária.

As Igrejas na Amazônia, como certamente em todo o mundo, são um dos espaços mais procurados pelas famílias em situação de vulnerabilidades diante da pandemia. O compromisso de cristãos e cristãs no cuidado com as vidas ameaçadas é uma das marcas desse tempo, mas diante dos limites de recursos financeiros e humanos, as comunidades também encontram desafios para organizar a ajuda emergencial diante da grande procura.

A Amazônia clama! O compromisso com o sofrimento de nossos irmãos e irmãs pode antecipar um milagre, fazer que despertem mais redes de solidariedade com uma cooperação significativa em favor da vida ameaçada.

Conscientes do nosso dever com os valores cristãos, com a dignidade humana e a sensibilidade diante dos cenários de fome e outras necessidades, solicitamos o apoio para a Campanha: “A Amazônia Precisa de Você!”

Atenção

  1. Para as doações em espécie utilizar a conta bancária:
    Pontifícias Obras Missionárias
    Banco do Brasil
    Agência: 3413-4
    Conta Corrente: 170703-5
    CNPJ: 50.668.441/0001-34
  2. Para inscrição de voluntários/as da área da saúde, entrar em contato com a CRB Nacional: secretaria@crbnacional.org.br – Tel. (31)9385-4291

Com essa iniciativa esperamos mobilizar a solidariedade de pessoas, instituições e empresas com a doação de recursos financeiros que serão administrados pelas POM e REPAM Brasil, a partir dos planos de emergências apresentados pelos bispos e lideranças de cada regional da CNBB e da CRB na Amazônia legal brasileira.

A campanha “A Amazônia precisa de você” tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB,

da Cáritas Brasileira e da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB.

Em anexo, enviamos os materiais de divulgação da Campanha e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Despedimo-nos com afeto, desejando que as experiências solidárias deste tempo difícil nos faça cada vez mais fiéis ao testemunho de Jesus Cristo.

Atenciosamente,

Cardeal Cláudio Hummes,ofm
Presidente da Comissão Episcopal para Amazônia
Presidente da Rede Eclesial Pan- Amazônia – REPAM

Pe. Maurício Jardim
Diretor das Pontifícias Obras Missionárias

Ir. Maria Inês V.Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes