Carta da Presidente e Diretoria da CRB Nacional sobre a atual situação e coronavírus

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília, 19 de março de 2020

Queridas Irmãs e Irmãos na Vida Consagrada de todo o Brasil,

Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

Estamos em comunhão com todos os irmãos e irmãs, consagrados/as, nesse delicado momento que vivemos em todo o mundo. Uma realidade tão abrangente, uma terrível pandemia que não deixou quase nenhum país fora. O imperativo inadiável de Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser!” nos faz experimentar uma grande necessidade que nos leva à ação e que tem seu princípio e fundamento nos gestos e na voz de Jesus, a única voz capaz de mobilizar e transformar nossas mentalidades em atitudes humanizadoras.  

Estamos sendo desmobilizados e confinados a fim de que o vírus não se propague ainda mais. É um momento difícil da nossa história, mas que pode nos permitir parar e escutar a voz eloquente do Senhor. Este apelo tem origem na escuta atenta da realidade, na dinâmica comunitária e plural de discernimento, na busca conjunta do bem comum, na oração silenciosa que nos ajuda a intuir o que o Senhor tem a dizer para a humanidade e para a Vida Consagrada, hoje.

A pandemia que assola a humanidade nos recorda o quanto somos vulneráveis. Num tempo de acelerada tecnologia, essa pandemia foi capaz de desnortear todos os sistemas, modificar agendas, suspender compromissos e abreviar muitas vidas. Temos consciência de que a situação acelerará a crise em nosso país e afetará ainda mais os pobres, os desempregados, os inúmeros trabalhadores informais, cujo número cresce dia a dia.

É hora de promovermos a fraternidade pois, somos um só corpo em Cristo. Somos chamados a pensar nos que estão ao nosso redor e a cuidarmos uns dos outros. É um tempo que nos incentiva a crescer na fé, na misericórdia e no compromisso com a vida. Uma das medidas que estão sendo aconselhadas pelas autoridades sanitárias neste momento, como meio de prevenção, é o isolamento. Este tempo de reclusão pode nos permitir repensar nossas ações.

De acordo com as orientações oficiais para evitar-se o contágio, recomenda-se atenção irrestrita às orientações dos especialistas em saúde. As normas visam a proteção das pessoas. Certas restrições mexem com as nossas relações e com a nossa atuação. Tudo deve ser realizado com muita prudência, de acordo com as orientações sanitárias. É necessário muito discernimento ao assimilar e repassar certas informações, tomando cuidado com as notícias falsas que podem assustar e induzir pânico, causando ainda mais medo à população.

Recomendamos que nossas Sedes Regionais revejam o atendimento diário, se necessário, suspendendo temporariamente os expedientes presenciais e adotando trabalho em regime de home office (trabalho em casa), deixando o telefone das/os assessoras/es à disposição de quem precisar. Igualmente, recomendamos suspender atividades que reúnem pessoas nos Regionais, nos Núcleos e em nossos Institutos até que as autoridades sanitárias nos permitam voltar a fazê-lo com segurança. Todas estas medidas é para que possamos evitar que o vírus se propague ainda mais. Os serviços na Sede Nacional estão interrompidos por tempo indeterminado e a equipe (assessores e funcionários) estão com as atividades “home office” e estaremos a disposição nos nossos e-mail e telefones.

Em decorrência dos fatos, acima citados, comunicamos que todos os eventos da CRB Nacional foram adiados. O III Seminário Nacional da Vida Consagrada, com o tema: “MÍSTICA E PROFECIA PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL: PROVOCAÇÃO E ESPERANÇA PARA A VRC”, previsto para os dias 13 a 16 de maio, será remarcado para a última semana de agosto ou primeira de setembro. As informações serão enviadas, o mais breve possível, a toda a Vida Consagrada. Agradecemos aos/as que já fizeram o depósito correspondente a inscrição e confirmamos que estará reservado para futura data da realização do Seminário. As Inscrições continuam abertas.

Os meios de comunicação muito nos auxiliarão, especialmente o whatsapp, que será nosso veículo sobre as atividades do trabalho e informações sobre o atual momento.

Façamos cada um/a a nossa parte, com total responsabilidade, comprometendo-nos a unir-nos numa grande corrente de oração, por todos, especialmente nossos irmãos e irmãs idosos/as, bem como os incansáveis profissionais da saúde.

 

Que Nossa Senhora Aparecida, proteja nosso Brasil. 

São Jose, rogai por nós

Um grande abraço a cada um

PRESIDENTE E DIRETORIA DA CRB NACIONAL

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Ir. Olavo Dalvit, fsc

Ir. Maria José Barbosa dos Santos, bdp

Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, sdb

Ir. Ana Teresa Pinto, fma

Ir. Eliene Oliveira Barros, ibp

Pe.  Antônio  Ramos M. Neto, osj

 

OBS. Está disponível, para quem desejar, CLICANDO AQUI, uma cartilha orientativa preparada pelo Setor Jurídico da Conferência intitulada: SOLUÇÕES JURÍDICAS – RELAÇÕES DE TRABALHO – PARALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES (parcial ou total) – COVID 19.

Publicações recentes