Capacitação e inserção de jovens refugiados e migrantes no mercado de trabalho

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nesta sexta-feira (07), em Brasília, acontece a conclusão do ciclo de Oficinas de Criatividades para jovens refugiados e migrantes, proporcionadas por Instituto Migrações e Direitos Humanos/Irmãs Scalabrinianas e Centro de Interação Empresa-Escola (CIEE), com apoio de Fundação AVINA e ACNUR.

A capacitação é voltada à inserção de jovens refugiados e migrantes no mercado de trabalho, em vagas de estágio e de aprendiz.

A turma que hoje conclui é formada por dezesseis jovens entre 14 e 24 anos, de oito diferentes nacionalidades: venezuelanos, haitianos, congoleses, togoleses, ganeses, sírios e angolanos.

Entre esses jovens, nove são mulheres, número superior às outras edições.

A formatura marca também a comemoração do Dia Mundial do Refugiado (20/06), iniciará às 14h30, com a realização da última oficina, seguida da entrega de certificados aos participantes e um momento de confraternização entre os jovens, seus familiares, professores, representantes das entidades promotoras, amigos e amigas que comparecerem.

A partir desta capacitação, o CIEE buscará inserir os jovens no mercado laboral, colocando-os em situação de prioridade, sobretudo considerando que os mesmos são também um apoio importante para a integração de suas famílias na sociedade brasileira.

Esta capacitação já está em sua terceira edição. A primeira capacitou 7 jovens e ocorreu em  janeiro e fevereiro de 2018.

A segunda teve 13 participantes e foi realizada em novembro e dezembro de 2018.  Destes 13 jovens, três foram contratados pela LATAM, dois pela Caixa Econômica Federal e um pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

O IMDH e as entidades parceiras celebram com grande satisfação este projeto de inclusão de jovens migrantes e refugiados no Programa “Jovem Aprendiz”, vendo nele uma política de inclusão social e laboral muito interessante e valiosa para os jovens migrantes e refugiados.

Além de poderem dar continuidade aos estudos, conseguem conciliar inserção laboral e preparo educacional, e ainda, apoiar as famílias com algum pequeno ingresso no conjunto da renda familiar. Os depoimentos dos jovens são sempre muito positivos e animadores.

Atividade de hoje

Data: 07/06

Horário: 14h30

Local: Unidade do CIEE Brasília – EQSW 304/504, Lote 2, Edifício Átrium – Sudoeste – Brasília (DF)

 

 

 

 

 

 

Publicações recentes