Canções que tocam a alma

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

José Fernandes de Oliveira, mais conhecido por Pe. Zezinho, religioso presbítero dehoniano, completa 80 anos. Podemos dizer que ele representa o que de mais criativo e ousado tivemos e ainda temos de composições musicais formativas e litúrgicas, pois suas canções, até hoje, traduzem sentimentos, fé e um testemunho educativo evangelizador de grande profundidade.

Como muitos da minha geração, fomos marcados pelos cantos que ecoavam nas pequenas comunidades, capelas e grandes igrejas. Pessoalmente, sou grata a Deus por ter conhecido o Pe. Zezinho e partilhado de muitos momentos de sua caminhada, além das suas produções musicais, no cultivo da amizade, no compromisso da pastoral e animação da Vida Consagrada.

Pe. Zezinho surgiu bastante jovem, quando o movimento da “Jovem Guarda” estava começando no Brasil. Ele foi a versão genuína católica da música para jovens, adultos e, inclusive crianças, tal era sua versatilidade em compor, sempre movido pela Palavra de Deus, ajudando a refletir sobre os sentimentos de Jesus, “amar, viver, sentir, sorrir, servir como Jesus”.

Aliás, a produção musical do Pe. Zezinho é eminentemente bíblica, exatamente em uma época em que o Concílio Vaticano II estava em plena concretização no Brasil e na América Latina. Músicas sobre família contribuíram imensamente para a pastoral familiar.

Não posso deixar de mencionar a beleza de textos e canções marianas que marcaram a religiosidade popular no Brasil. É impossível ir ao Santuário de Aparecida e não cantar de forma quase impulsiva “vim visitar aquela que chamam Senhora de Aparecida”. É, posso dizer, um hino de louvor e beleza produzido pela mente iluminada e mariana do Pe. Zezinho.

Seus 80 anos coroam décadas de serviços à Igreja do Brasil. Religioso presbítero coerente, livre, comprometido com o carisma dehoniano e cheio de afeto pelo povo de Deus. A CRB louva a Deus por este homem religioso de fé e deseja que ele continue com saúde, lucidez e determinação, sempre pronto a dar razão a própria esperança (cf. 1Pd 3,15).

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e

das Sociedades de Vida Apostólica

Fonte: AGENDA 2022/Paulinas

Publicações recentes