Destaques na terça-feira, dia 13 de abril
Campanha da Fraternidade 2022
Promover o diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã. Este é um dos objetivos da Campanha da Fraternidade 2022 (CF), que terá como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26). A proposta foi apresentada, na tarde desta terça-feira (13), aos bispos que seguem reunidos durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pela primeira vez é realizada na modalidade online.
De acordo com o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o caminho de construção da CF 2022 tem como uma das motivações a celebração dos 40 anos da Pastoral da Educação no Brasil, e o texto-base – documento que norteia as ações da Campanha da Fraternidade – e que segue em elaboração. “Quando nós falamos da realidade educativa, tal realidade não se restringe ao ensino científico e técnico, mas o desejo é lançar o olhar sobre a educação de forma integral”, afirmou.
Veja em https://is.gd/x7Tb9U
Dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, apresenta aos bispos do brasil as ações da Igreja na América Latina
Na tarde da terça-feira, 13 de abril, de modo digital, o episcopado brasileiro presente na 58ª Assembleia Geral da CNBB, participou de uma exposição sobre o processo de reestruturação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e do texto preparatório para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O momento foi coordenado pelo arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam, dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte.
Também participaram da plenária o secretário-geral adjunto do Celam, padre David Jasso, e o grupo de assessores dos quatro Centros Pastorais em que o Celam está organizado: Maurício López, do Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral; Guilhermo Sandoval, do Centro de Gestão do Conhecimento; Susana Nuln, do Centro de Formação e Oscar Elizalde, do Centro para as Comunicações.
Veja em https://is.gd/Cqc7IQ
Dom Fernando Saburido reforça convite ao episcopado para promover e participar do 18º congresso eucarístico nacional
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reforçou convite ao episcopado brasileiro e confirmou que o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) será realizado de 11 a 15 de novembro, em 2022, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Inicialmente a 18ª edição do CEN estava marcada para acontecer nos mesmos dias, mas neste ano, mas precisou ser adiada devido à pandemia.
Dom Fernando ressaltou que todos os envolvidos na organização do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) estão muito animados, apesar da pandemia: “realmente todos os bispos do regional acham que devemos manter essa data, porque acreditamos que no próximo ano estará um pouco melhor e também porque esse congresso vai ser um alento em meio a tanto sofrimento e tanta dor. Vem o congresso com uma perspectiva de esperança, de unidade, porque estamos empenhados para que tudo aconteça no próximo ano”.
Veja em https://is.gd/FrIJOw