Caminhada em Brasília nesta quarta pede fim da corrupção

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 19.05.2015| A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas realiza na manhã desta quarta, 20, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília – DF, uma Caminhada pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas que iniciará com a concentração às 9h, em frente a Catedral de Brasília e seguirá até a Câmara dos Deputados.

O objetivo é manifestar repúdio ao resultado do relatório final da Comissão Especial para a Reforma Política da Câmara dos Deputados apresentado pelo relator deputado Marcelo Castro no último dia 14.

O relatório  constitucionaliza o financiamento empresarial das campanhas eleitorais e cria o chamado “distritão”, sistema majoritário que substitui o atual sistema proporcional de votos, através do qual vereadores, deputados estaduais e deputados federais podem ser eleitos pela soma dos votos recebidos pelo partido ou coligação. Com o ‘distritão’, só serão eleitos os candidatos mais bem votados em cada estado.

Para o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o  sistema contido no relatório de Castro poderá  enfraquecer a atuação dos partidos políticos no processo eleitoral. “Aumentará a força do personalismo do nome, sem colaboração partidária. O político se sentirá dono de seu mandato, então é grande a chance de acabar a importância dos partidos políticos e da representação partidária. Cada um será seu próprio partido, o que é péssimo para a democracia”, relatou.

A proposta da Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

A proposta da Coalizão prevê o  fim da corrupção que tem como uma das causas mais relevantes o financiamento de campanhas por empresas. Defende, ainda, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada, fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

O parecer da Igreja

Coordenador da Comissão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas da CNBB e bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol considera que a maior causa da adulteração política no Brasil é o financiamento concedido pelas empresas. “O financiamento das campanhas eleitorais por empresas é uma das principais origens da corrupção no Brasil”, atesta.

Em entrevista exclusiva à CRB Nacional, o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner, falou sobre o resultado do relatório apresentado na Câmara pelo deputado Marcelo Castro e o denominou como uma decepção e, ao mesmo tempo, uma provocação para que a Igreja e a sociedade continuem a caminhar a passos firmes na busca por uma sociedade mais justa e uma política nacional sem corrupção, fundamentada na ética.

“Decepção, porque o diálogo estabelecido com diversos seguimentos da sociedade e com o próprio relator, deputado Marcelo Castro, convergia para uma proposta digna. Continuar com a doação das empresas nas campanhas é dar continuidade à corrupção nas campanhas políticas e no exercício do mandato político. Ao menos nesse ponto, havia a esperança de que o relator fosse coerente com o pensamento dele próprio”, afirmou.

Dom Leonardo disse, ainda, que um resultado como esse revela que o Congresso Nacional não sabe escutar o povo e isso é causa de preocupação. “Se o Congresso Nacional não sabe escutar a sociedade, isso é grave. Não tem razão de ser um Congresso cujos membros e partidos pensam apenas em si mesmos. Agora, cabe à sociedade brasileira, a todas as pessoas que realmente desejam uma Reforma Política condizente, continuar a se manifestar, continuar com a coleta de assinaturas. Esta proposta que está sendo apresentada pelo relator não é digna do Brasil”. (Leia a íntegra da entrevista)

A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara deve votar nesta terça,19, o relatório do deputado Marcelo Castro. Após apresentação do relator na semana passada, deputados pediram vista, uma vez que o resultado não contemplava o parecer de grande parte deles e nem da sociedade.

Para participar da Campanha pela Reforma Política e Eleições Limpas, acesse o site da Coalizão, imprima o formulário, assine e envie para a Secretaria Nacional da Coalizão (SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, Edifício OAB, 1º andar, Brasília/DF – CEP: 70.070-913).

Expediente

Caminhada pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Data:  20 de maio de 2015 ( quarta-feira)
Local: Concentração às 09h,  em frente à Catedral de Brasília

Compõem a  Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas:

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura)
CTB Nacional (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
CUT Brasil (Central Única dos Trabalhadores)
MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral)
Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político
UNE (União Nacional dos Estudantes)

Publicações recentes