Bem-aventurado João Batista Scalabrini

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em 1º de junho de 1905, em Piacenza, norte da Itália, morreram o bispo João Batista Scalabrini. Isso mesmo, o verbo no plural vem da inspiração do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Por ocasião da morte da também brasileira Cacilda Becker, em junho de 1969, o poeta escreveu os seguintes versos para a atriz: “A morte emendou a gramática./ Morreram Cacilda Becker./ Não era uma só. Eram tantas./

Igualmente na morte de J. B. Scalabrini, “a morte emendou a gramática”. De fato, morreram o pastor, o apóstolo do catecismo e o apóstolo dos migrantes. Morreu o pastor! Homem de Deus, da Igreja e do Mundo, com uma mentalidade sempre atual e renovada. Homem de uma caridade extrema e cheio de misericórdia. Voltado para o alto, mas com os pés no chão. Com a escada (“scala” em italiano) no seu brasão episcopal, unia os clamores da terra às bênçãos do céu, como também as aspirações do povo aos desafios da Igreja. Nutria-se espiritualmente, e de maneira particular, através da eucaristia, da adoração da cruz e da devoção mariana. Saciado por esse alimento espiritual, esforçava-se laboriosamente para abrir as portas da Igreja aos problemas do mundo moderno, rápida e profundamente transformado pelos avanços da Revolução Industrial. E inversamente, procurava traduzir a Boa Nova do Evangelho para uma linguagem simples e popular, a ser entendida por essa sociedade em mudança.

Morreu o apóstolo do catecismo! Foi precisamente essa atmosfera turbulenta, marcada pela “sede de coisas novas” e por uma “agitação febril” (expressões da Carta Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, publicada em maio de1891), que Scalabrini se lança à grande tarefa de renovar o catecismo. Tanto que, outro Papa, Pio IX, o batizará de “apóstolo do catecismo”. Sabia que a verdadeira fé nasce, cresce e se consolida em terreno fértil, de forma especial nas famílias e comunidades de testemunho vivo. Daí sua preocupação intensa e múltipla pela catequese desde o berço, em preparação à idade adulta. Nessa empreitada, preparou um projeto de reforma da catequese, elaborou o Pequeno Catecismo para as casas de infância (1875), dedicou duas cartas pastorais ao catecismo e lançou um escrito orgânico o “O catequista católico – considerações”, bem como a revista mensal O Catequista Católico. Ademais, organiza em Piacenza, em 1889, o Primeiro Congresso Catequético Nacional (Cfr. Mensagem de 1º de junho aos missionários Scalabrinianos).

Morreu o apóstolo dos migrantes! Em suas contínuas e incansáveis visitas pastorais, Scalabrini sentia a ausência de braços fortes para o trabalho duro da terra, particularmente jovens e homens adultos. Onde estavam? Haviam emigrado para os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Austrália, outros países da Europa, e assim por diante. Aos milhares e milhões, simultaneamente fugiam e buscavam construir um futuro mais promissor – far l’America! O pastor, com um “coração maior que a própria diocese” lamenta essa emigração em massa, denuncia a prática dos traficantes de então como “mercadores de carne humana”. Ao mesmo tempo, entretanto, reconhece nas migrações um sinal dos tempos, no sentido de que os envolvidos contribuem para o enriquecimento recíproco das nações e de suas culturas. Pronto a estruturar as bases para uma solicitude pastoral para com os emigrados, faz duas visitas às Américas, primeiro ao norte e depois ao sul do continente. Funda uma associação leiga e uma Congregação masculina (1887) para acompanhar a causa dos migrantes. Mais tarde, em comunhão com a Bem-aventurada Madre Assunta, funda uma Congregação feminina com o mesmo fim (1895). Para as duas Congregações, escolheu com protetor São Carlos Borromeo, cardeal e arcebispo de Milão no século XVI, pastor de tamanha solicitude que o escritor italiano Alessandro Manzoni, discorrendo sobre a presença viva de sua memória na obra Promessi sposi, escreve que “tanta era forte a caridade”. Disso resultar-lhe-á o título de “apóstolo dos migrantes”. Debilitado por tamanha dedicação, renasce para a vida eterna em 1º de junho de 1905.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – Rio de Janeiro, 1º de junho de 2019

Publicações recentes