No último sábado, dia 21 de setembro de 2024, a Regional de Goiânia concluiu sua Assembleia Eletiva, encerrando um ciclo de três anos de atividades. O evento, realizado no Instituto Maria Auxiliadora, no Setor Sul de Goiânia, reuniu 165 participantes e seguiu uma metodologia em cinco etapas para a Vida Consagrada da região.
O primeiro passo da Assembleia foi uma live de abertura com ex-presidentes da CRB Nacional. Em uma roda de conversa, os participantes relembraram as lutas e conquistas, reforçando o sentido da missão. O segundo passo foi um encontro online com a apresentação dos relatórios dos Núcleos e Grupos, proporcionando a troca de experiências e iniciativas.
A Santa Missa no Santuário Basílica Divino Pai Eterno, realizada no dia 17 de agosto, no contexto do mês vocacional, marcou o terceiro passo dessa caminhada. Esse momento de espiritualidade foi seguido por uma festa de confraternização no dia 24 de agosto. O quinto e último passo foi a Assembleia, onde a missão foi entregue e o triênio finalizado com um balanço de formações, lideranças e dinâmicas de trabalho.
Durante a Assembleia, houve dois momentos de oração. No primeiro bloco, o relatório trienal das atividades da CRB Regional de Goiânia, abrangendo de setembro de 2021 a agosto de 2024, foi aprovado pelos participantes. No segundo bloco, o relatório financeiro, conduzido pelo Padre Jandir, também foi aprovado por unanimidade, destacando parcerias, doações e rifas que garantiram a sustentabilidade das atividades da Regional.
O Irmão Joílson Souza, dos Irmãos Maristas e membro da Equipe Interdisciplinar da CRB Nacional, participou da assembleia e, em sua fala, abordou a missão e liderança na vida religiosa, com base nos pilares de “Memória, Mística, Profecia e Esperança”. Ele ressaltou a importância de seguir o exemplo de Jesus, incentivando uma liderança que enfrenta desafios. Irmão Joílson também convidou os presentes a refletirem sobre três eixos: discipulado, sinodalidade e missionariedade, reforçando a esperança como disciplina.
Após o momento de reflexão, a Assembleia elegeu a nova equipe de coordenação para o próximo triênio. A equipe é formada pelo Irmão Diego Joaquim Pereira de Sousa, CSsR, como coordenador, pela Irmã Leuzina Lina de Fontes, IMC, como vice-coordenadora, pelo Frei Edgar Vieira Manso, OFM, como tesoureiro, e pelo Irmão Wendel Kledir da Silva, CSsR, como secretário. Além disso, a Irmã Ana Claudia de Araújo, OP, e a Irmã Maria Aparecida Ferreira da Cruz, das Conegas de Santo Agostinho, assumiram o papel de conselheiras.