Assembleia do SAV/PV é realizada em São Luís e o Serviço tem nova coordenação no Regional Nordeste 5

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e assessoria da irmã Clotilde Prates de Azevedo, das Irmãs Apostolinas de São Paulo aconteceu de 05 a 07 de maio a Assembleia Regional do SAV/PV, na casa de retiro Oásis, em São Luís. Estavam representadas 11 dioceses do Regional, o bispo Referencial do SAV/PV, dom Sebastião Bandeira Coelho; a equipe de coordenação vocacional regional, perfazendo um total de 40 participantes.

A Assembleia teve como objetivo sensibilizar, animar e incrementar a cultura vocacional no Regional. Além de preparar para celebrar o 3º Ano Vocacional do Brasil – 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Segundo irmã Clotilde, assessora da Assembleia, o evento teve uma expressiva participação de pessoas envolvidas com a Pastoral Vocacional em suas dioceses. “Houve um comprometimento muito grande com a caminhada da diocese. Um desejo de caminhar em conjunto, uma busca de caminhar realmente dando as mãos em parceria e também o bonito dessa visão, foi um desejo muito grande de preparar o ano vocacional”, comenta.

Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada do Regional Nordeste 5, esteve durante toda a Assembleia que foi concluída às vésperas do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e, entre os participantes a vontade de se doar e se colocar à serviço da animação vocacional em suas dioceses foi expressivamente sentido.

Momento de convivência fraterna e troca de experiências

“Após dois anos sem encontro, a Assembleia vocacional veio para renovar as esperanças no Serviço de Animação Vocacional que iluminados pelo tema do ano vocacional no Brasil “Corações ardentes, pés a caminho” foi possível refletir, estudar e traçar metas para o próximo quadriênio. Momento de convivência fraterna e troca de experiências. O que mais me chamou atenção esses dias, foi a inquietação para que toda a Igreja do nosso Regional possa cada vez mais incutir nas comunidades e paróquias uma cultura vocacional que trabalha e reza pelas vocações”, pontuou Ygor Patrick, pré-noviço dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

Que toda a Igreja do nosso Regional possa cada vez mais incutir nas comunidades e paróquias uma cultura vocacional que trabalha e reza pelas vocações

“Eu também saí com o coração muito aquecido dessa Assembleia porque vem do ânimo, vem da alegria desses animadores e animadoras vocacionais, com o testemunho e a presença de dom Sebastião Bandeira também. Saí muito fortalecida dessa Assembleia, saí muito animada, com muita esperança de ver que a gente pode reacender e vai caminhar num ano vocacional que tem tudo pra ser muito bonito”, evidenciou irmã Clotilde.

Ainda durante a Assembleia foi possível preparar um plano de ação para a caminhada da Pastoral Vocacional nesse próximo quadriênio visando uma parceria com a juventude, a família, a catequese, os coroinhas, e a Infância e Adolescência Missionária. Foram propostas de revitalização e articulação das equipes vocacionais, diocesanas e paroquiais.

Nova coordenação

Equipe de coordenação do SAV/PV eleita em 2008.

A equipe eleita na Assembleia de maio de 2018 e que se desfaz neste mês de maio, foi composta por irmã Cícera Maria Gomes da Silva, Paulina – como coordenadora; padre José Domingos, da diocese de Pinheiro – como vice coordenador (enviado à missão no Xingu desde o ano passado); irmã Rosa Kipper, das Irmãs da Divina Providência – como secretária; Margarida Maria Pires Serra Pereira Vieira – como tesoureira; e o bispo referencial dom Sebastião Bandeira Coelho.

Nesta Assembleia de 2022, uma nova equipe de coordenação do Serviço de Animação Vocacional no Regional Nordeste 5 foi eleita e assume pelo quadriênio de 2022 a maio de 2025. A nova equipe é composta por padre Francisco de Assis Barros Ferreira, da diocese de Caxias, como coordenador; padre Joel Teixeira Araújo, da diocese de Brejo, como vice coordenador; irmã Maria da Conceição da Silva Lima, da congregação das Irmãs de Jesus Crucificado Missionárias Franciscanas, como secretária; padre Jeferson Pinheiro, da diocese de Coroatá, como tesoureiro; irmã Neuza Bernardo, da Congregação irmãs Franciscanas da Penitência da diocese de Imperatriz, como assessora da equipe.

Parte da equipe da nova coordenação sendo apresentados por irmã Cícera (de azul) e acolhidos por dom Sebastião Bandeira.

*Com informações e fotos do SAV/PV.

Publicações recentes