Arquidiocese carioca lança Campanha “Rio nos move”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins | 28.04.2016 | A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou na última terça, 26, no bairro Laranjeiras, o projeto Rio se move, uma iniciativa da instituição católica alemã Adveniat, em parceria com a Igreja do Brasil.

O projeto surgiu por causa das Olimpíadas 2016, que acontece no Rio de Janeiro e visa dar oportunidade aos adolescentes e jovens mais pobres e vulneráveis, de participarem de jogos esportivos, em clima de solidariedade.

“Os jogos olímpicos tem uma grande importância para o Brasil e em especial para a cidade do Rio de Janeiro, por terem se tornado uma vitrine para o mundo e devemos aproveitar o momento para a evangelização”, disse o cardeal arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

Presente no lançamento, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo U. Steiner, ofm, enfatizou as parcerias feitas entre Adveniat, CNBB, CRB e demais parceiros afins. “É um espaço que nos favorece alcançar pessoas que estão à margem da sociedade, de forma que, ao renovar as esperanças, possa ser um tempo novo para o povo carioca”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira, mad, falou sobre o engajamento da Conferência no “Rio se move” por meio da criação do projeto “Viva a solidariedade”, que envolve todas as escolas católicas, que são comumente coordenadas por religiosos e religiosas. São parceiros neste projeto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC) e Adveniat (Alemanha).

“Estas parcerias são muito importantes porque, juntas, podemos promover ações em prol da justiça social e, como o próprio “Rio se move”, sugere, todos devem se mover e se envolver para criar através da solidariedade para beneficiar e propiciar a vivência do espírito olímpico para aqueles que não terão a oportunidade de está presente no grande evento.

“Rio se move”, seguirá com progrmas importantes como, “Esporte e Paz”, “Congresso “O esporte como promotor da Paz e do Desenvolvimento Humano”, e a campanha “Medalha de valores” . Estas atividades visam incentivar o cultivo de valores, atos de solidariedade e sensibilidade com as causas sociais e melhoria do ambiente sócio-cultural em que se vive.

Estiveram presentes no lançamento, o Cardeal arcebispo do Rio de Janeiro e anfitrião, dom Orani João Tempesta, e a equipe técnica do projeto “Viva a solidariedade”, Eliana Veras Abadio (CRB Nacional) e Elisângela Dias ( ANEC)

o coordenador da Campanha ‘Rio se move’ padre Leandro Lênin Tavares, membro da pastoral do esporte; padre Marcus Viniciu, padre Manangão do, Vicariato Caridade Social; o secretário-geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner; Harald Klein (Cônsul-Geral), Joachim Schemel (Cônsul- Geral Adjunto) e Alex Barros (Secretaria Municipal Esporte e Lazer do Rio de Janeiro), Frei Olávio ( Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB), Stephan Jentgens ( ADVENIAT) e Stefan Kramer ( MISEREOR ).

Assista a reportagem sobre o lançamento

Publicações recentes