Ano Jubilar Xaveriano: “fazer do mundo uma só família em Cristo”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Serão três os principais eventos do Ano Jubilar Xaveriano:

o início do Ano de Graça, previsto para 2 de julho de 2020;

a celebração da solenidade de São Guido Maria Conforti, em 5 de novembro de 2020 e

a conclusão do Ano Jubilar, marcada para 2 de julho de 2021.

“’A vocação à qual fomos chamados não poderia ser mais nobre e maior’. Com essas palavras, Dom Guido Maria Conforti, nosso fundador, começava em 1921 a escrever a quinta carta circular enviada ‘aos queridos Missionários da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para Missões Estrangeiras’. Seguindo o espírito deste documento sobre a identidade e sobre a missão xaveriana, pensamos em dar uma particular importância ao primeiro centenário da primeira Constituição e da Carta Testamento, convocando um especial Ano Jubilar, que se realizará de julho de 2020 a julho de 2021”.

Em entrevista à Agência Fides, o padre Fernando Garcìa Rodrìguez, Superior Geral dos Missionários Xaverianos, relata que 2020 também coincide com o 125º aniversário do nascimento da Congregação, mais precisamente em 3 de dezembro de 1895, dia de São Francisco Xavier.

Não podendo ser missionário em razão de ter uma saúde fraca, Guido Maria Conforti abriu um seminário. O primeiro grupo de missionários constituiu uma congregação missionária “além fronteiras” (primeiro anúncio) e começaram na China, em 1898. A Pia Sociedade foi aprovada pela Santa Sé em 21 de outubro de 1921.

A Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras (Pia Societas Sancti Francisci Xaverii pro exteris missionibus, em latim) é um instituto religioso masculino católico cujos afiliados são chamados popularmente “xaverianos” e referidos com a sigla “SX”.

Os elementos das celebrações do Ano Jubilar

“São três os elementos principais que nos acompanharão durante todas as celebrações. Antes de tudo – especifica o sacerdote – queremos agradecer a Deus pelo dom do carisma xaveriano na Igreja, recordando a história desses anos de vida de nossa Família missionária”.

Para o religioso, também é importante para eles verificarem sua resposta ao dom recebido: “O carisma xaveriano – sublinha – é claro: missão ad gentes e ad extra, vivida na consagração religiosa, inserida no contexto mais global da única missão da Igreja”.

Para concretizar, então, um “adequado reposicionamento da presença missionária”, é necessário, segundo o Superior Geral, “empenhar-se prontamente e com determinação em responder de maneira correspondente ao dom recebido e ser assim significativos em nossa especificidade, na missão da Igreja hoje”.

Isso prevê uma presença missionária de testemunho e anúncio nos vários continentes: “A nova face da missão xaveriana – continua o padre Rodriguez – está emergindo sobretudo da Ásia, das Américas e da África, onde nossa presença está já consolidada há muitos anos, e é onde o desafio atual é representado pela interculturalidade. Se as razões da nova evangelização – continua – variam de acordo com as regiões do mundo e do tipo de relação entre fé e razão, a relação entre as culturas das diferentes regiões envolvidas é, por sua vez, capaz de diversificá-la. Por esse motivo – observa – em contextos assim diferentes, é muito importante testemunhar juntos, como irmãos, o amor de Deus”.

Comunhão com toda família xaveriana

“Neste evento jubilar – destaca o padre Fernando – nos sentimos em comunhão com toda a Família Xaveriana: as Missionárias de Maria, os leigos Xaverianos, as Irmãs Josefinas e todos os nossos familiares, amigos e benfeitores, que nos acompanham nesta bela e extraordinária missão que o Senhor nos confiou”.

“Desde agora – conclui – exortemo-nos mutuamente para este evento, sob a orientação do Espírito Santo, para nossa vida pessoal e comunitária, colocando nossa responsabilidade pessoal em primeiro lugar”.

De um modo geral, serão três os eventos centrais, a serem realizados em Parma, onde fica a Casa mãe do Instituto: o início do Ano de Graça, previsto para 2 de julho de 2020; a celebração da solenidade de São Guido Maria Conforti, 5 de novembro de 2020 e a conclusão do Ano Jubilar, marcada para 2 de julho de 2021.

(Agência Fides)

Publicações recentes