Acontece a Ressurreição

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Vera Ivanise Bombonatto

Estamos vivendo um momento trágico da história da humanidade, marcado pela ameaça de um inimigo invisível que nos atormenta e angustia.A vida está ameaçada. Nossa vida está ameaçada. A vida de uns pede sacrifício de outros. Mas, o que significa sacrificar-se, arriscando a própria vida, para defender a vida ameaçada do nosso irmão, da nossa irmã? O que a vida e a morte de Jesus, suas atitudes e seus gestos,nos ensinam?

A campanha da fraternidade deste ano que tem com tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, nos ensina que o bom samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, ver, sentir compaixão e cuidar. Ele nos envia: “Vai e faze tu o mesmo”. Jesus é o bom samaritano. Ele se aproxima da pessoa que sofre, tem compaixão e cuida dela. Como seguidores de Jesus, somos chamados também nós a sermos bons samaritanos.

O memorial da Páscoa do Senhor é um convite a entrar no mistério da cruz de Jesus para participar da alegria de sua Ressurreição.O mistério pascal de Jesus, sua passagem da morte para a vida, é um mistério de comunhão com o Pai, na força do Espírito, com a humanidade e com todo o universo.

O gesto supremo da compaixão de Jesus é sua morte na cruz e sua ressurreição, comunicação total que se perpetua na Eucaristia, sacramento perene da comunhão com ele. Servo sofredor, Jesus oferece sua vida pelo resgate de muitos. Por amor, ele assume a tragédia da dor e da morte, conseqüência do pecado e da falta de comunicação e do desamor, transformando-o em sinal supremo de amor e em caminho eficaz de salvação.

O martírio de Jesus na cruz é a mais contundente comunicação do sentido e da dignidade da vida. Nada pode justificar que a vida seja desprezada ou aviltada. Essa lição é tão importante e sagrada que, para ensiná-la Jesus, paradoxalmente, entregou o seu maior bem: sua própria vida, na mais eloquente denúncia de todos os males que ameaçam a existência.

A cruz de Jesus revela que o caminho para entender o mistério de Deus crucificado não é a razão comunicativa, mas a comunicação amorosa de Deus, acolhida na lógica da fé em Jesus, Messias, que é para nós Palavra viva e eficaz, “imagem de Deus invisível”.

Em Jesus, Deus se faz solidário com os sofrimentos humanos de todos os tempos e lugares. Nele morrem, outra vez, todos os profetas e justos que o precederam. Ele continua seu caminho de dor em cada ser humano que sofre e morre.Onde há sofrimento humano assumido por amor, e morte como a de Jesus para defender a vida, aí acontece a ressurreição.

Nosso seguimento de Jesus é marcado pela dialética da morte para a vida, dando sentido ao sofrimento e às nossas cruzes diárias. É importante, então, perguntar-nos como estamos aceitando e vivendo este caminho de vida que passa pela morte: à luz do caminho de Jesus ou na revolta e rejeição.

A solidariedade de Deus para conosco pede uma resposta de solidariedade. Não basta carregar a própria cruz. A novidade cristã está em carregá-la com Jesus e como Jesus numa atitude de quem leva até extremo o próprio compromisso.

Na vitória de Jesus sobre o sofrimento e a morte, a dor humana se transforma em esperança, a tristeza em alegria, e a promessa em certeza. Não estamos sozinhos e entregues ao poder da morte. Jesus caminha ao nosso lado, parte conosco o Pão e “nos revela as Escrituras”.

À medida que assumimos o projeto de Jesus, a ressurreição vai acontecendo em nossa vida, mas uma ressurreição que não está separada do sofrimento e da cruz. À medida que assumimos o projeto de Jesus, sentimos necessidade de tirar da cruz os necessitados para que a plenitude da vida se manifeste no mundo.

Viver como ressuscitados é acreditar na presença de Jesus em nós e em nosso meio e vencer as estruturas de morte que estão dentro de nós e ao redor de nós. É ser como a semente que, passando pelo silêncio e pela escuridão da terra, explode em folhas, flores e frutos.

Ao voltar para o Pai, Jesus nos envia a proclamar a todos os povos e nações, a boa notícia da Ressurreição, e vai prepararmos um lugar na Casa do Pai.

Publicações recentes