“Acolhe Brasil”, iniciativa do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

Programa “Acolhe Brasil” é uma iniciativa do  SJMR Brasil que, desde 2018, mobiliza esforços para apoiar a interiorização de migrantes e refugiados venezuelanos.

Com o conflito na Ucrânia, a iniciativa está avançando para uma segunda etapa, a fim de favorecer a acolhida de ucranianos/as e também afegãos/ãs.

Nessa nova fase, o “Acolhe Brasil” está sensibilizando e identificando espaços de acolhida por meio de organizações, dioceses, paróquias, comunidades, movimentos, famílias solidárias (uma rede nacional de famílias, pessoas, comunidades, grupos ou coletivos) que tenham interesse e disponibilidade para a acolhida de famílias ucranianas e afegãs.

Acolhe Brasil Ucranianos/as e Afegãos/ãs
É fundamental que, desde o primeiro momento do interesse da acolhida desses refugiados, seja planejado um cuidado integral dessas pessoas com a finalidade de promover a integração socioeconômica e cultural delas no Brasil. O objetivo é estabelecer uma hospitalidade acolhedora e organizada para auxiliar nessa inclusão local.

A seguir, você poderá conhecer os demais passos da nova etapa do Programa Acolhe Brasil, voltado especialmente para ucranianos/as e afegãos/ãs que estão chegando no Brasil.

Atenção! Não estamos realizando o cadastro de pessoas com interesse de serem acolhidas. Neste primeiro momento, a proposta inicial é identificarmos espaços de acolhida com parceiros que ofereçam condições dignas. A partir deste processo, poderemos facilitar a vinda para o Brasil, ou acolher pessoas que já estejam no país e não tenham um lugar para ficar.

Ucrânia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados, informa que desde 24 de fevereiro de 2022, saíram do país 2.155.271 pessoas.

Afeganistão

“Os afegãos já constituem uma das maiores populações de refugiados do mundo. Dos 665.000 afegãos que foram deslocados dentro do país em 2021, 80% são mulheres e crianças. As famílias relatam que foram forçadas a fugir de repente, mesmo correndo o risco de sofrerem ataques de grupos armados durante a fuga”.

Se sua família, comunidade, coletivo tem interesse em acolher famílias, pessoas solteiras, e tem um espaço ou mesmo na sua casa condições de acolhida por até três meses, enquanto o SJMR atuará com parceiros para promover a integração e inclusão e condições seguras para um novo recomeço no Brasil, faça sua manifestação de interesse pelo link: https://bit.ly/acolhe_brasil

O SJMR incentiva que as comunidades e paróquias da Igreja Católica em todo país possam fazer esforços para acolher ao menos uma família, a fim de possibilitar condições dignas para que essas pessoas recomecem no Brasil.

Para todas as pessoas que manifestarem interesse, o SJMR Brasil e seus parceiros oferecerão curso de capacitação sobre a cultura, a língua portuguesa, a história brasileira e os direitos das pessoas migrantes e refugiadas. Aqueles que fizerem o curso receberão um certificado de “espaço de hospitalidade”. Além disso, será disponibilizado curso de português para ucranianos/as e afegãos/ãs, com objetivo de facilitar a convivência, tendo a língua portuguesa como experiência de acolhimento.

Para outras informações, entre em contato pelo e-mail: acolhebrasil@sjmrbrasil.org

 

 
 
 

 

Posts relacionados