A Epifania: Manifestação do Desejado

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Guiados por uma estrela no céu do Oriente, Belchior, Gaspar e Baltazar — os três reis magos — visitam o recém-nascido Jesus Cristo e sua mãe, Maria, em Belém, trazendo como presentes ouro, incenso e mirra. O acontecimento, narrado na Bíblia no evangelho de Mateus, é celebrado no dia 6 de janeiro, ainda hoje conhecido como o Dia de Reis, ou festa da Epifania, termo em grego que significa “manifestação”, que seria a revelação de Jesus Cristo – o Messias desejado e esperado – ao mundo. 

Na Antiguidade, o Natal e a Festa da Epifania eram uma coisa só. No século IV, com Constantino, o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano, e as comemorações do nascimento de Cristo se uniram às festas pagãs que reverenciavam o solstício de inverno.

No solstício de inverno, a Terra mergulha nas trevas e tem seu dia mais curto. É nesse dia que o planeta começa a reemergir em direção ao Sol. Esse culto que os romanos celebravam, portanto, como a festa do Sol Invicto, será incorporado pelo Cristianismo que identifica Cristo como esse Sol que brilha e nunca se apaga. O que seria o Natal foi assim conectado à festa pagã, ressignificada por aquela que era agora a religião oficial do Império.

A Festa da Epifania, nesse contexto, ficou conectada à figura dos três reis magos que seguem uma estrela vinda do Oriente, de onde se acreditava que viria a salvação. Eles trazem presentes para o Menino e são cada um de uma latitude diferente, de uma raça diferente… A epifania, portanto, representa a manifestação de Cristo a todas as nações.

A Epifania do Senhor é uma festa religiosa do Catolicismo, comemorada dois domingos após o Natal. Além da visita dos magos, há nas narrativas evangélicas outros dois eventos com características epifânicas: a Epifania por ocasião do batismo que João Batista realiza em Jesus no rio Jordão; e a ocasião em que Jesus se torna conhecido como Messias/Cristo, por ocasião do milagre das festas de bodas de Caná. Com isso, o Novo Testamento quer significar que a vida cristã, no seguimento de Jesus, está a todo momento divinamente “ameaçada” pelo extraordinário dentro da trama ordinária da vida cotidiana.

        Neste sentido, a vida de fé é um entrelaçamento da epifania com a diafania.  Por um lado, existem marcos inesquecíveis em nossa vida de todos os dias que nos fazem dar saltos qualitativos em termos de conhecimento interior e abertura ao mistério. Por outro, na medida em que caminhamos e amadurecemos, vamos percebendo que toda a realidade está permeada por essa luz que sentimos poderosamente em alguns determinados instantes.  Essa transparência, luminosidade fundamental e global, é o que se denomina diafania.

            O desafio maior é saber captar a presença de Deus em toda parte. Para isso, é necessária uma educação do olhar, de forma a vislumbrar a diafania de Deus, sua “universal transparência” na criação e na história. O ser humano, como diz Teilhard de Chardin, já está sempre inserido no Meio Divino. O que é necessário é dar-se conta disso, abrir os olhos para perceber essa sua imersão permanente no Mistério.

No entanto, o que se manifesta epifanicamente é o que já está inscrito como desejo no fundo de nós mesmos.  Ao acontecer a epifania, podemos reconhecê-la.  Assim quando passa o momento de maior fulgor e intensidade, podemos reconhecer na espessura e aparente banalidade do cotidiano a dimensão diáfana da revelação constante daquilo que é o mais profundo de nós mesmos: vida plena, amor, solidariedade, laços comunitários profundos, afeto e coragem para lutar por um mundo melhor para todos e um futuro bom para o planeta. 

Tomara que neste ano de 2022 que ora iniciamos, os Magos nos tragam este presente: saber estar abertos humildemente para as Epifanias que possam acontecer em nossas vidas.  Mas ao mesmo tempo exercitar-nos e buscar a diafania que se encontra permanentemente oferecida a nossos sentidos pelo simples fato de estarmos vivos.

Maria Clara Bingemer é professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio e autora de Teologia Latino-Americana: raízes e ramos, entre outros livros.

Publicações recentes