Coordenadores e coordenadoras do Serviço de Animação Vocacional (SAV) das Regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil participaram, no dia 7 de setembro de 2026, do Encontro das Coordenações de Animadores Vocacionais das Regionais, realizado em Aparecida (SP).
Promovido pelo Núcleo SAV/CRB Nacional, o encontro reuniu religiosos e religiosas para um dia de oração, partilha e discernimento. A iniciativa teve como referência as experiências do V Congresso Vocacional do Brasil e abordou desafios e possibilidades da animação vocacional diante das novas gerações.
A proposta do encontro foi promover um espaço de escuta de Deus, da realidade e dos participantes, considerando que a animação vocacional parte também da experiência de cada pessoa que se reconhece chamada por Deus.
A programação começou com um momento de oração sobre vocação e missão. A reflexão teve como referência a imagem das Comunidades Vocacionais, comunidades de Encontro, Testemunho e Missão, e utilizou símbolos como a Palavra, a luz, o pão, a diversidade, o caminho e o coração.
A oração recordou que a vocação nasce do encontro com Cristo, é alimentada pela Palavra, se desenvolve na comunidade, torna-se testemunho e se transforma em missão.
Os participantes também foram convidados a recordar o primeiro chamado e a refletir sobre os elementos que sustentam suas vocações. Entre as questões apresentadas, esteve o papel das comunidades no acolhimento, na escuta, no acompanhamento e no testemunho junto às novas gerações.
Ao final, os participantes foram convidados a refletir sobre a construção de comunidades como espaços de Encontro, Testemunho e Missão, que possam contribuir para que cada pessoa reconheça e responda ao chamado de Deus.
O grupo participou de uma dinâmica de apresentação e integração. Cada participante partilhou seu nome e uma qualidade que reconhece em si.
A atividade permitiu a apresentação dos participantes para além de suas funções e responsabilidades, com a partilha de dons, histórias e experiências relacionadas à missão vocacional.
O momento também reuniu pessoas de diferentes Regionais, carismas e experiências da Vida Religiosa Consagrada, destacando a presença da comunhão na caminhada do Serviço de Animação Vocacional.
A programação incluiu um momento de reflexão sobre as realidades dos Regionais da CRB. Cada participante foi convidado a identificar um desafio e uma possibilidade relacionados ao Serviço de Animação Vocacional da Vida Religiosa Consagrada.
Em seguida, as reflexões foram partilhadas em pequenos grupos, em um processo de escuta, discernimento e síntese.
Os desafios e as possibilidades apresentados foram analisados a partir das realidades de cada Regional. A atividade buscou identificar questões que demandam ações e iniciativas que podem ser desenvolvidas de forma conjunta.
As partilhas apresentaram contextos e experiências dos Regionais e identificaram questões relacionadas à missão vocacional em diferentes regiões do país. Ao final do processo, os grupos apontaram três desafios e três possibilidades para o SAV/CRB.
Na partilha coletiva, as experiências dos Regionais foram apresentadas ao grupo. O momento possibilitou o compartilhamento de desafios e iniciativas e a identificação de ações que podem ser desenvolvidas em conjunto.
Ao longo do encontro, os participantes refletiram sobre a passagem das demandas individuais para a missão compartilhada e sobre a construção de respostas a partir das possibilidades identificadas.
A programação também preparou o caminho para as próximas etapas do trabalho do SAV/CRB. Entre os pontos a serem considerados estão as ações que serão assumidas, integradas e fortalecidas em 2027, a partir das reflexões e das contribuições apresentadas pelos Regionais.
O encontro também abordou a construção de uma cultura vocacional e o papel das comunidades religiosas no acompanhamento e no discernimento das vocações. Com o tema “Caminhar juntos para despertar, acompanhar e testemunhar vocações”, o encontro reuniu as Coordenações de Animadores Vocacionais das Regionais para refletir sobre a missão do Serviço de Animação Vocacional e os próximos passos da caminhada conjunta.
A expectativa é que as reflexões e encaminhamentos do encontro contribuam para o trabalho desenvolvido nos Regionais e nas comunidades, especialmente no acompanhamento das juventudes em seus processos de discernimento vocacional.








