A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) participa da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, levando a voz da vida consagrada à defesa da Casa Comum e ao diálogo sobre os desafios socioambientais que envolvem a Amazônia.
Durante o evento, representantes da CRB de várias regionais marcaram presença, entre elas a coordenadora Ir. Analice Pereira Vieira, ASC, da Regional Pará e Amapá; a Ir. Sônia, da Regional Manaus; e a Ir. Rosa Elena, assessora do Setor Missão da CRB Nacional. As religiosas juntos com outras lideranças assistiram ao documentário Gestão Comunitária e participaram das discussões que se seguiram à exibição, contribuindo com reflexões sobre o papel da vida consagrada na promoção da justiça socioambiental.
assistiram ao documentário Gestão Comunitária e participaram das discussões que se seguiram à exibição. A atividade destacou o papel das mulheres indígenas, camponesas e agentes de pastoral na preservação da Amazônia e na promoção de uma gestão comunitária sustentável, em sintonia com os valores da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.
Após a exibição do documentário, mulheres da região amazônica da Colômbia compartilharam seus testemunhos de vida, resistência e esperança na defesa da floresta e das comunidades locais. A Colômbia abriga cerca de 6% do território amazônico, e, nesse espaço, as mulheres têm assumido um papel central na conscientização e na preservação ambiental, atuando em parceria com a Igreja e com diversas organizações comprometidas com a justiça socioambiental.
Essas mulheres mostraram, por meio de suas práticas e tradições, que é possível viver de forma sustentável na Amazônia, mantendo o equilíbrio entre o cuidado com a natureza e o bem-estar das pessoas. Entre os temas centrais das falas e reflexões, destacou-se o cuidado com a água como símbolo de vida e resistência. O manejo responsável desse recurso foi apresentado como eixo essencial das ações comunitárias, representando não apenas a base da sobrevivência, mas também um elemento espiritual na luta pela justiça ecológica e pelos direitos dos povos amazônicos.
As experiências partilhadas durante as discussões reforçaram a convicção de que “todos somos Amazônia” — um chamado à corresponsabilidade e à união dos povos na defesa do planeta. Com sua presença na COP30, a CRB reafirma o compromisso da vida consagrada com a justiça socioambiental, a solidariedade entre os povos e o testemunho profético em favor da vida, especialmente das populações mais vulneráveis diante da crise climática.







