Em sintonia com toda a Igreja do Brasil, as regionais da Conferência dos Religiosos do Brasil celebraram com alegria o Dia da Vida Consagrada, um momento especial de gratidão, testemunho e renovação da missão de cuidar da Vida em todas as suas dimensões.
A CRB Nacional é uma instituição que dinamiza a Vida Consagrada no país, animando a missão de mais de 30 mil pessoas que dedicam suas vidas inteiramente à causa do Reino de Deus, presentes em diferentes realidades, serviços e contextos pastorais.
As celebrações, realizadas em várias regiões, reuniram religiosas e religiosos em momentos de oração, partilha e confraternização, expressando a riqueza da diversidade carismática que compõe a Vida Religiosa Consagrada no Brasil.
Entre os registros recebidos pela CRB Nacional, destacam-se as fotografias enviadas pelas regionais de Pará/Amapá, Ceará, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piuaí que revelam o clima de comunhão, alegria e esperança vivido em cada celebração.
Neste contexto, a presidente da CRB Nacional enviou uma carta dirigida à Vida Religiosa Consagrada do Brasil, na qual reconhece os desafios e a beleza dessa vocação. Em sua mensagem, recorda que as consagradas e consagrados são “sentinelas de esperança em tempos de travessia” e agradece pelo testemunho de entrega e serviço que gera vida e vocações no coração da Igreja e da sociedade.
Assim, a celebração do Dia da Vida Consagrada reforça não apenas a importância dessa vocação na vida da Igreja, mas também o testemunho profético que os consagrados oferecem à sociedade, como sinais de fraternidade, solidariedade e esperança em meio aos desafios atuais. Como disse o Papa Francisco: “A Vida Consagrada é um dom para a Igreja; nasce na Igreja, cresce na Igreja e está inteiramente orientada para a Igreja.”