90 anos da Rádio Vaticano: as palavras dos Pontífices

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por ocasião do aniversário da nossa emissora, recordamos as palavras dos Papas nos microfones da Rádio. Dos apelos à paz às reflexões sobre comunicação. A voz dos Papas desde Pio XI a Francisco

Os Papas e a Rádio Vaticano na pintura da Sala Marconi, na sede da Rádio, Palácio Pio

Vatican News

Oito pontífices em 90 anos falaram nos microfones da Rádio Vaticano, a “rádio do Papa”, lembrando frequentemente, em aniversários e em reuniões com funcionários, sua missão evangelizadora e sua capacidade de unir os fiéis de todo o mundo e das comunidades mais isoladas. Uma voz de paz e amor que há quase um século acompanha os acontecimentos da humanidade desde 12 de fevereiro de 1931. A seguir apresentamos a voz dos Papas nos microfones da Rádio Vaticano, desde Pio XI até Francisco. 

Pio XI e os primórdios da Rádio Vaticano

Foi o inventor do rádio Guilherme Marconi, encarregado pelo Papa Pio XI, o responsável pela execução da estação de rádio e foi o primeiro a falar no microfone, deixando logo a palavra para o Pontífice, que gravou esta primeira radiomensagem em latim:

Ouça a voz do Papa Pio XI:

Sendo, pelo misterioso desígnio de Deus, Sucessores do Príncipe dos Apóstolos, isto é, daqueles cuja doutrina e pregação por ordem divina é destinada a todos os povos e a toda criatura (Mt 28, 19; Mc 16, 15), e podendo nos valer por primeiro desta admirável invenção de Marconi, Nos dirigimos antes de tudo a todos os homens.

Pio XII e o seu apelo à paz

Em 24 de agosto de 1939, uma semana antes da invasão da Polônia pela Alemanha nazista, o Papa Pio XII gravou uma radiomensagem dirigida aos governantes e aos povos avisando “o perigo de guerra é iminente”. “Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra”, são suas históricas e proféticas palavras.

Ouça a voz do Papa Pio XII:

João XXIII e a fraternidade entre os povos

Era 1961, o ano que começou com o juramento de John Fitzgerald Kennedy, com a estréia dos Beatles, e terminou com a intervenção dos EUA no Vietnã. Em 12 de fevereiro, o Papa João XXIII fez um discurso por ocasião do 30º aniversário da Rádio Vaticano, um exemplo de técnica a serviço da fraternidade dos povos.

A voz de João XXIII nos 30 anos da Rádio Vaticano:

Paulo VI e a voz de consolação para os fiéis

Em 27 de fevereiro de 1971, o Papa Paulo VI encontra-se com os funcionários da Rádio Vaticano para o 40º aniversário de sua fundação e recorda a importância de chegar aos fiéis em todas as partes do mundo.

A voz de Paulo VI nos 40 anos da Rádio Vaticano:

João Paulo I e seu encontro com a imprensa internacional

Em setembro de 1978 foram assinados os Acordos de Camp David entre Israel e Egito nos EUA. Alguns dias antes, em 1º de setembro, João Paulo I encontrou-se com representantes da imprensa internacional e lembrou o compromisso de divulgar as notícias sobre a Igreja.

A voz de João Paulo I no Encontro com a Imprensa Internacional:

João Paulo II: informação, evangelização, catequese

Em agosto de 1980 nasceu o sindicato Solidarnosc na Polônia após uma greve nos estaleiros de Gdansk. Em 5 de março daquele ano, o Papa João Paulo II visitou as instalações da Rádio Vaticano e recordou a missão da Rádio a partir de seu lema: Laudetur Iesus Christus.

A voz de João Paulo II na visita à Rádio Vaticano em 1980:

Bento XVI e os ouvintes: a família de Deus

Aproximando-se aos nossos dias, em 3 de março de 2006, por ocasião do 75º aniversário de fundação da Rádio Vaticano, Bento XVI visitou as instalações do Palazzo Pio. Do estúdio o Papa se dirigiu diretamente aos ouvintes, uma família de Deus que não conhece fronteiras.

A voz de Bento XVI na visita à Rádio Vaticano em 2006:

Francisco: comunicar-se como testemunhas de Cristo

Após a reforma da mídia do Vaticano em 2015 desejada pelo Papa Francisco, a Rádio Vaticano começou a fazer parte do novo Dicastério para a Comunicação. Comunicar é testemunhar, recorda Francisco Em 23 de setembro de 2019, na plenária do dicastério.

A voz do Papa Francisco na Plenária do Dicastério para a Comunicação em 2015:

Publicações recentes