A cidade de Xaxim, no Oeste Catarinense, será “invadida” nesta terça-feira, 28 de janeiro, por 800 jovens franciscanos, que se inscreveram para participar sétima edição das Missões Franciscanas da Juventude, um evento que se tornou internacional ao sediar conjuntamente a Serata Laudato Si’, evento cultural da Ordem dos Frades Menores que promove a mensagem da Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco. O evento, que termina no domingo, 2 de fevereiro, acontece na Paróquia São Luiz Gonzaga, assistida pelos franciscanos da Província da Imaculada Conceição, no ano em que comemora 80 anos de fundação.

Esses jovens, oriundos de todo o território da Província Franciscana da Imaculada Conceição (de Santa Catarina ao Espírito Santo), viverão grandes emoções neste evento evangelizador, formativo e celebrativo. Inúmeras oficinas abordarão questões relativas ao serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, de modo que estas Missões serão fortemente marcadas pelas questões da ecologia, da justiça, da migração, do respeito à natureza, do bem viver e da simplicidade, valores tão próprios do carisma franciscano e tão urgentes e necessários para os nossos tempos.

Esse evento reúne dois momentos marcantes do Pontificado do Papa Francisco: a Igreja em saída e o cuidado da Casa Comum. Por isso, o tema e o lema serão: “E Deus viu que tudo era muito bom” e “Guardiões das relações com Deus, com o próximo e com a casa comum”. Para o coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província, Frei Diego Melo, que também é responsável pelo serviço provincial de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), uma das grandes expectativas é quanto à temática e o aprofundamento da Encíclica Laudato Si’. “Nossos jovens já estão se aprofundando, através da leitura e estudo em grupos desse documento, de modo que a Missão será a coroação de uma caminhada feita ao longo desse semestre nas bases e nos grupos de jovens”, adianta o frade.

Para este evento, a formação franciscana e ecológica, será de melhor qualidade. A primeira palestra terá o Coordenador do Justiça, Paz e Integridade da Criação da Ordem Frades Menores, Frei Jaime Campos, que virá de Roma para ajudar nossa juventude a entender a importância desse serviço para a nossa Igreja e sociedade.

 

A segunda palestra é de ninguém menos do que a antropóloga e leiga franciscana, Moema Miranda, que acabou de retornar do Sínodo em Roma. Ela vai abordar o tema Laudato Si’ para os nossos dias, bem como as suas consequências práticas em nossas vidas.

A terceira palestra, já no dia seguinte (30/01), terá Igor Bastos, que é o coordenador no Brasil do Movimento Católico Global pelo Clima e também é da Jufra (Juventude Franciscana), para falar sobre a importância de os jovens assumirem o protagonismo na evangelização.

“Nossos assessores (palestrantes) são nomes de referência nacional e internacional, o que qualificará ainda mais a profundidade das discussões e reflexões”, comemora Frei Diego. “Assim, a grande novidade dessa Missão é exatamente colocarmos em pauta, de modo mais enfático, a discussão sobre essa dimensão evangelizadora de nossa fé e que nem sempre é tão valorizada em nossas igrejas e comunidades. Evidentemente que, por se tratar de uma Missão Juvenil, essas temáticas também serão abordadas através da música, da dança, do teatro, das místicas e de tantas outras atividades, de modo que tudo seja transmitido de modo atrativo, interativo e jovial. E aqui se insere a Serata Laudato Si’, que é um evento promovido pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores”, explica Frei Diego.
O autor e diretor do musical “Francisco de Assis”, Ciro Barcelos, conhecido nacional e internacionalmente, vai apresentar em Xaxim o “Auto de São Francisco”. Nessa peça, ele retomará e adaptará partes do seu musical “Francisco de Assis” e do “Eco-Show”.

“Creio que a presença do Ciro Barcelos na MFJ, além de ser o coroamento da Serata Laudato Si’, mostrará aos jovens que é possível, a partir das diferentes profissões e caminhos, viver e divulgar o carisma franciscano. Certamente, será um bonito testemunho do trabalho de evangelização realizado com qualidade e profissionalismo”, acredita Frei Diego.

Segundo Frei Diego, sediar esse evento internacional, mostrará aos nossos jovens e à nossa Província que estamos em sintonia com um grupo muito grande de pessoas de todo o mundo que acreditam e lutam pelos mesmos valores. “Em tempos de divisões e polarizações, reafirmar a unidade e a parceria torna-se um ato profético e necessário”, ressalta o frade.

SERATA LAUDATO SI’

A “Serata Laudato Si’”, a que Frei Diego se refere, é um evento cultural que promove a mensagem da Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco. Ela irá acontecer pela terceira vez depois do lançamento da Encílica Laudato Si’. A primeira foi em Roma e a segunda na Cidade do Panamá. O objetivo é conscientizar sobre a crise climática, através da arte, da cultura e da música, bem como proporcionar um espaço de conversão ecológica em favor das gerações futuras.

A terceira edição da “Serata Laudato Si’” será organizada conjuntamente com as Missões Franciscanas da Juventude e o departamento de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Ordem dos Frades Menores. A promoção e a vivência dos valores da Encíclica Laudato Si’ é o que tem fortalecido essas organizações em um trabalho conjunto para organizar essa nova versão da “Serata Laudato Si’”.

As Missões Franciscanas da Juventude é um evento promovido pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, voltado para jovens que desejam vivenciar um tempo forte de oração, reflexão e missão de solidariedade e encontro com as mais variadas periferias geográficas e existenciais.

A Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) é um departamento da Ordem dos Frades Menores que se empenha para que estes valores mencionados sejam parte da vida e missão dos franciscanos. Por meio da opção pelo cuidado da criação, promovem diversas ações e contribuições com subsídios para a Família Franciscana, para Igreja e para a sociedade civil.

É possível necessitar de pouco e viver muito, sobretudo quando se é capaz de dar espaço a outros prazeres, encontrando satisfação nos encontros fraternos, no serviço, na frutificação dos próprios carismas, na música e na arte, no contato com a natureza, na oração. A felicidade exige saber limitar algumas necessidades que nos entorpecem, permanecendo assim disponíveis para as múltiplas possibilidades que a vida oferece”. (LS 223)

PRONTOS PARA A ACOLHIDA
Os catarinenses prometem uma acolhida calorosa aos jovens. O pároco Frei Gilson Kammer, da Paróquia São Luiz Gonzaga, o Patrono da Juventude, conta que desde julho, quando foi anunciada a cidade de Xaxim, a expectativa sobre o evento só cresceu. “A importância da nossa Paróquia estar acolhendo tantos jovens para as Missões Franciscanas da Juventude, no início deste ano de 2020 e ainda mais dentro do Ano Jubilar da nossa Paróquia, que celebra 80 anos da criação, é motivo de júbilo e alegria para todas as pessoas dos quatro municípios que formam a nossa Paróquia São Luiz Gonzaga”, explica Frei Gilson.
Para ele, é extremamente importante mostrar novamente à juventude, às famílias, às comunidades esse rosto jovem da Igreja que o Papa Francisco tanto nos pede. “É alegria enorme podermos acolher essas Missões”, revela o pároco.

Xaxim, o coração verde do Oeste

Conhecida como Coração Verde do Oeste, Xaxim preza pela preservação ambiental e a sadia qualidade de vida. Ruas arborizadas, praças e áreas verdes dão o sustento ao verde da esperança alicerçado na consciência de preservação propagada entre munícipes. Seu povo, com cerca de 30 mil habitantes, é hospitaleiro, alegre e entusiasta. O município possui uma área de 294,715 km².

Quem chega na cidade surpreende-se com a majestosa Matriz São Luiz Gonzaga. O seu Padroeiro é festejado em junho, mas quem anda roubando a festa é um frade franciscano que nem chegou à glória dos céus segundo os cânones do Vaticano, mas que já ganhou os corações dos xaxienses e catarinenses: Frei Bruno Linden. Tanto que hoje a maior festa da Paróquia é de Frei Bruno, que neste ano será celebrada no dia 15 de fevereiro. Duas imagens de Frei Bruno – uma praça e outra na lateral externa da igreja – são procuradas pelos fiéis para suas devoções. Neste ano, o povo fará uma grande festa para seu novo Padroeiro durante a 30º Romaria Frei Bruno, que acontece em Joaçaba, no segundo domingo da Quaresma.

A Paróquia São Luiz Gonzaga abrange quatro municípios: Xaxim, Lageado Grande, Marema e Entre Rios. A Fraternidade Franciscana composta por quatro frades – Frei Vanderlei da Silva Neves, guardião; Frei Gilson Kammer, pároco; Frei Evaldo Ludwig, que será ordenado presbítero dia 16 de fevereiro; e Frei Jacir Antonio Zolet, vigário paroquial – atende a 64 comunidades. Outra marca deixada pelos franciscanos na evangelização é o Coral Arautos do Grande Rei, que foi criado por Frei Afonso Vogel.

Moacir Beggo – www.franciscanos.org.br

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?