Entre os dias 27 e 28 de setembro, ocorreu o 1º Encontro Presencial da Comissão de Proteção da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O objetivo foi discutir a prevenção e o enfrentamento de abusos na Vida Religiosa Consagrada.
Entre os participantes estavam a Irmã Susana Rocca, coordenadora da Comissão; o Irmão Edgar Nicodem e o Frei Oton da Silva Araújo, ambos membros da Equipe Interdisciplinar. Também participaram a Irmã Rosa Elena, assessora do Setor Missão da CRB Nacional e integrante do Núcleo Lux Mundi, e a Irmã Isabel do Rocio, coordenadora da Rede Um Grito pela Vida.
Durante o encontro, os membros da Comissão compartilharam reflexões e experiências sobre os desafios envolvidos na proteção contra abusos no contexto religioso. Um dos temas discutidos foi a atualização da Política de Proteção da CRB Nacional.
A Dra. Eliane De Carli, coordenadora do Núcleo Lux Mundi, e o Frei Wanderley Gomes, também do Núcleo, participaram online da abertura do encontro. Eles trouxeram uma visão sobre os avanços dos serviços prestados à Vida Religiosa Consagrada no Brasil, além de discutirem os trabalhos e desafios para os próximos anos.
Um dos pontos tratados foi a contribuição e colaboração da Comissão de Proteção da CRB com o Lux Mundi e as Congregações para a formação específica na Vida Religiosa Consagrada. Frei Wanderley trouxe elementos para refletir sobre caminhos de cooperação nos estudos e ações da CLAR (Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos).
Outro momento da programação foi a apresentação do relatório das atividades da Comissão, destacando os avanços e desafios no campo da proteção. A formação é um dos temas centrais abordados na reunião, com discussões sobre a implementação de treinamentos sobre prevenção de abusos e a Política de Proteção, tanto para colaboradores da CRB quanto para as novas equipes de coordenação das Regionais, que estarão reunidas em breve nos programas “Proformar” e “Confiar”. Também foram discutidas parcerias com a CLAR, visando fortalecer a cooperação no enfrentamento de abusos na América Latina.
Além das discussões teóricas, a reunião abordou questões práticas, como a escolha de um novo secretário ou secretária para a Comissão e a atualização de informações no Portal da CRB Nacional, para garantir o acesso às atividades da Comissão.
O encontro reafirma o compromisso da CRB Nacional com a proteção de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, promovendo e protegendo seus direitos. A Comissão da CRB busca, por meio de sua Política de Prevenção, mobilizar a Vida Consagrada no Brasil para a promoção de uma cultura de prevenção, estabelecendo normas e procedimentos para prevenir e responder a possíveis abusos.
Um ponto importante a destacar é a ampliação da Política para promover relações e ambientes de respeito e cuidado entre adultos. Como o trabalho da CRB envolve especificamente formandos, formandas e pessoas consagradas, será incluída a prevenção de abusos de poder e de consciência.
O cronograma de atividades da Comissão para o ano de 2025 será definido ao final do encontro, com foco na formação e criação de espaços seguros na Vida Religiosa.