Entrevista com Pe. Daniel Rocchetti – Dia Mundial das Missões (18 de outubro)

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Conversamos, com Pe. Daniel Rocchetti SAC, Palotino e Missiólogo, assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

CRB- Padre Daniel, em que consiste esta assessoria?

PE. DANIEL R. – A Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB ajuda a Igreja do Brasil em sua conscientização e responsabilidade missionárias. Como assessor, juntamente com outra pessoa, a Ir. Sandra Regina Amado, vamos animando a vida missionária da Igreja através de encontros, formações, projetos. Em cooperação e articulação com outros organismos missionários do Povo de Deus, como a CRB, as POM, a REPAM, o CIMI, vamos trabalhando para que a Igreja não perca este seu aspecto essencial: sua natureza missionária; e para que batizado algum se esqueça de que a Vida é Missão!

CRB – Inspirado em Isaias, o Papa Francisco enviou uma mensagem para o Dia Mundial das Missões que celebramos hoje, mensagem intitulada:«Eis-me aqui, envia-me» (Is 6, 8). Pode nos falar um pouco sobre esta mensagem?

PE. DANIEL R. – Desde 1926, os Papas escrevem uma mensagem para o Dia Mundial das Missões. Neste ano, o papa Francisco escolheu aquele Tema – A Vida é Missão, e o Lema, “Eis-me aqui, envia-me!”, do livro do profeta Isaías.

Desta forma, o Santo Padre deseja sublinhar a dimensão existencial da missão, ou seja, a nossa vida é missão, seja em qualquer lugar ou responsabilidade. O que somos – missão é mais do que aquilo que fazemos… o Ser é anterior ao Fazer: Somos uma Missão de Deus, como ele mesmo escreveu na Evangelii Gaudium.

CRB – Quando o Papa Francisco diz: “«A missão, a “Igreja em saída” não é um programa, um intuito concretizável por um esforço de vontade. É Cristo que faz sair a Igreja de si mesma.”, o que ele quer dizer?

PE. DANIEL R. – O papa Francisco, assim como os seus antecessores, trazem a missão no coração. É evidente este aspecto nos últimos pontificados. O Papa João Paulo II , no documento Redemptoris Missio vai defender que a crise missionária é uma crise de fé. Isto é forte! Muito forte e intrigante. O Papa Bento XVI, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2012 veio explicar que a missão é paradigma da vida eclesial; ou seja, é o metro de avaliação de cada atividade da Igreja.

Quando o papa Francisco vem falar de Igreja em saída ele vem trazendo frescor a estes ensinamentos do Magistério e ainda, nos recordar que a Missão não é algo nosso, mas que é de Deus mesmo, que vem, e que se revela. Se nosso Deus é um Deus que vem, Ele é um Deus que sai… que se move, que se deixa impactar pelo sofrimento humano e vem ao seu encontro. Ora, assim deve ser também a Sua Igreja. Sendo ela constituída para testemunhar a fé em Jesus, o Deus que veio, então ela também deve sair de si e ir.

CRB – O povo, as comunidades, as paróquias celebram o Dia Mundial das Missões com a oração, a reflexão. Existe uma oração especial para este dia? Pode rezá-la com nossos ouvintes?

PE. DANIEL R. – Sim, sim existe sim. É bem verdade que desde 1926 existe o Dia Mundial das Missões, como expliquei acima, sempre no terceiro domingo de outubro. Mas aqui no Brasil, desde 1972 escolheu-se celebrar todo o mês de outubro com uma Campanha Missionária. E esta Campanha, dentre as várias atividades de promoção missionária (novena, coleta, vídeos, testemunhos), existe também uma oração para que se reze durante o mês e é esta aqui:

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,

fonte transbordante da missão.

Ajuda-nos a compreender

que a vida é missão, dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora

na cidade, no campo, na Amazônia e em toda parte,

ajude, cada um de nós,

a ser testemunhas proféticas

do Evangelho, numa Igreja sinodal

e em estado permanente de missão.

Eis-me aqui, Senhor, envia-me!

Amém.

 

CRB – “A caridade manifestada nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro tem por objetivo sustentar o trabalho missionário, realizado em meu nome pelas Obras Missionárias Pontifícias, que acodem às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas de todo o mundo para a salvação de todos.” Como acontecem estas coletas e que tipo de necessidades concretas atendem?

PE. DANIEL R. – Realmente, no Dia Mundial das Missões, faz-se uma coleta missionária. Naquele dia, todo o arrecadado nas Missas celebradas pelo mundo é direcionado para as Obras Missionárias da Igreja. Aqui no Brasil, do valor total arrecadado 80% é repassado para a Congregação para Evangelização dos Povos, em Roma, que irá subsidiar projetos de missão por todo o mundo: obras sociais, obras de formação, de evangelização na África, na Ásia, na Oceania, e em outros países e dioceses necessitadas da América Latina ou do Leste Europeu. Já os 20% restantes é destinado a obras missionárias aqui no Brasil.

Assim, é preciso recordar a importância desta coleta para que os missionários, daqui do Brasil ou de fora, possam continuar a trabalhar pela construção do Reino de Deus.

Este ano, por causa da pandemia, sabemos que a contribuição será menor, mas pedimos para que não deixe de ser feita. Existem vários canais de contribuição, caso não o faça pela paróquia. Para isso, no site das Pontifícias Obras Missionárias poderão ser encontradas muitas informações: www.pom.org.br

CRB – Existem Congregações religiosas missionárias ou todas o são?

PE. DANIEL R. – Todos os batizados são missionários! Todos! Por força mesmo do batismo, descobrimos que nossa vida é missão! No entanto, existem sim pessoas e instituições que se dedicam exclusivamente à missão. Aqui vale a pena a gente entrar num âmbito bonito do discernimento vocacional. Na Igreja, podemos assumir a vocação matrimonial, sacerdotal ou consagrada. E uma vez discernida esta vocação de estado de vida, vale a pena se perguntar e perguntar a Nosso Senhor se Ele não nos chama também à missão, com um comprometimento maior que nos faça sair de nós e de nossas realidades familiares e culturais, e irmos ao encontro de quem não conhece a Jesus ou que precisam de nossa ajuda fraterna. Assim, inclusive famílias inteiras podem ser missionárias!

CRB – O Papa Francisco faz menção a este Dia Mundial marcado pela pandemia?

PE. DANIEL R. – A Mensagem para o Dia Mundial da Missão é sempre lançada meses antes do terceiro domingo de outubro. Assim, quando ele escreveu a mensagem deste ano, a pandemia já estava assolando a Europa. E sim, ele faz menção a este triste acontecimento, incutindo em nós coragem e esperança: “Estamos verdadeiramente assustados, desorientados e com medo. Dor e morte nos fazem experimentar nossa fragilidade humana, mas, ao mesmo tempo, têm nos feito reconhecer como participantes de um forte desejo de vida e de libertação do mal. Nesse contexto, o chamado à missão, o convite para sair de si mesmo por amor a Deus e ao próximo, apresenta-se como uma oportunidade de partilha, serviço e intercessão. A missão que Deus confia, a cada um de nós, faz-nos passar do ego medroso e fechado ao ego encontrado e renovado pelo dom de si”.

CRB – Todos somos discípulos e missionários? Como? Pode nos deixar uma mensagem final e uma bênção?

PE. DANIEL R. – Se puder dar uma definição de missão, eu diria que missão é uma Paixão por Jesus Cristo e uma paixão pela humanidade; mais claramente ainda: é uma Paixão por Jesus que transborda num amor apaixonado pela humanidade.

Desta forma, antes de transbordarmos este amor aos irmãos, é preciso cultivá-lo de forma intensa e incandescente, em direção a Jesus. E isto somente é possível quando nos encontramos e nos identificamos como discípulo.

O discípulo é alguém que quer ficar perto de seu mestre; que quer aprender com ele; que quer, inclusive, ser identificado com ele.

Assim, todo discípulo de Jesus deveria cultivar uma vida de oração e intimidade com Ele para que, na obediência de seus ensinamentos, puder ser enviado para continuar a Sua missão.

Primeiro como discípulos e depois como missionários, apóstolos, vamos sendo configurados com Nosso Senhor Jesus Cristo para que Ele possa continuar a realizar a sua missão salvadora.

Neste sentido deixo também a minha mensagem final: busque viver uma experiência redentora e salvadora profundamente amorosa com Nosso Senhor, pois esta vida interior transbordará em uma missão fecunda e feliz.

Que a Virgem Maria, Estrela da Evangelização e Mãe do Evangelho Vivente alcance para toda a Igreja uma graça especial, a fim de que todos os batizados sintam-se verdadeiramente discípulos de Seu Filho e, apaixonados por Ele, se tornem Seus missionários! Um abraço a todos e feliz Dia Mundial das Missões!

Publicações recentes