130 anos de Doutrina Social da Igreja

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

O documento inaugural da Doutrina Social da Igreja (DSI) foi publicado em 1891, pelo então Papa Leão XXIII. Trata-se da Carta Encíclica Rerum Novarum, que versa “sobre a condição dos operários”. Convém não esquecer que a segunda metade do século XIX corresponde ao auge da Revolução Industrial, o que explica a preocupação pelos trabalhadores e trabalhadoras das fábricas incipientes. Eram também tempos de muito movimento: a força do vapor movia trens, navios, carros e outras máquinas. Além disso, dezenas de milhões de emigrantes deixavam o velho continente, em busca das novas terras das América, da Austrália e da Nova Zelândia.

Aos 130 anos do surgimento da DSI, convém citar a abertura do texto para dar-se conta de seu vigor e atualidade: “A sede de inovações, que há muito tempo se apoderou das sociedades e as tem numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões da política para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de si mesmos e a sua união mais compacta, tudo isto, sem falar da corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito” (RR, n. 01).

O conflito assinalado, na época, restringia-se ao âmbito de “patrões e operários”. Hoje as tensões e contradições da economia globalizada são bem mais amplas, diversificadas e complexas. Envolvem praticamente todos os países, centrais, emergentes e periféricos. O acúmulo da riqueza “nas mãos de um pequeno número” continua contrastando com a “indigência da multidão”. Também podemos afirmar que a “sede de inovações” e a “agitação febril” ainda seguem sendo marcas registradas da sociedade atual.

Alguém pode perguntar se, antes disso, a Igreja permanecia indiferente aos problemas sociais. Não é bem assim! Outros pontífices que precederam Leão XIII também se preocuparam, e muito, pela situação concreta da população, em especial os extratos mais pobres e vulneráveis. Essa preocupação, porém, vinha explicitada através de algumas linhas ou parágrafos em meio a escritos cujo tema central versava sobre a teologia, cristologia, mariologia, credo e dogmas, assuntos ligados à fé, esperança, caridade ou santidade, e assim por diante.

A Rerum Novarum tornou-se o primeiro documento inteiramente dedicado à chamada “questão social”. Nessa carta, a centralidade do olhar e da solicitude pastoral convergem sobre a condição real dos trabalhadores e suas famílias. O documento aborda aspectos como o trabalho e suas condições de salubridade, o salário justo para cobrir os custos de um grupo familiar, a relação entre empregador e empregados, o direito de organização dos operários… A data convida a percorrer esse tesouro da DSI, onde muitas pérolas mantêm o valor e o brilho da fonte, onde a água é mais cristalina.

Publicações recentes