1 minuto de silêncio para PAZ na abertura das Olimpíadas 2016

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

22/07/2016

Estamos enviando a carta em ingles e português que o grupo escreveu solicitando um minuto de silêncio em favor das vítimas de Hiroshima e de vítimas do mundo inteiro, de Nice, de Paris, de Istambul, de Bagdá, dos USA e de Munique e outros lugares, na abertura dos jogos olímpicos. O Presidente do Comité Thomas Bach está se opondo a este gesto de tanta humanidade. Considero uma falta do verdadeiro sentido dos Jogos Olímpicos não acolher este pedido. Os jogos não são um exercício de músculos para ver quem os tem mais ágeis e aptos; os seres humanos não são máquinas. Possuem coração e sensibilidade e desejo de paz,de justiça e de veneração pela memória dos antepassados, vitimados pelo maior ato de guerra da história. Os gregos e latinos bem entenderam o sentido dos jogos unindo corpo e mente. Mens sana in corroer sano. Os jogos do Rio não pode ser apenas a exaltação do corpo físico mas da totalidade do ser humano.
A ideia surgiu em março num encontro no Japão sobre abolição de armas nucleares e desarmamento. Foi enviada carta do prefeito de Hiroshima para todo o mundo e a idéia está ganhando cada vez mais adesões. Seria considerado falta de solidariedade e humanidade negar este pedido que apenas daria um toque de espiritualidade a este evento.
Tente fazer que esta carta em portugês e inglês chegue ao COI em Lausane, Suiça Lboff

A abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro será às 20 horas do dia 5 de agosto. No Japão serão 8 horas da manhã do dia 6.

Às 8:15 do dia 6 o povo de Hiroshima fará um Minuto de Silêncio pelas vítimas da bomba atômica que explodiu sobre sua cidade nesse dia e nessa hora, há 71 anos atrás, matando imediatamente milhares de homens, mulheres e crianças.

O Prefeito de Hiroshima sugeriu ao Presidente do Comitê Olímpico Internacional um Minuto de Silêncio na abertura dos Jogos – momento em que todos os olhos do mundo estarão voltados para essa solenidade – juntamente com o Minuto de Silêncio em Hiroshima, lembrando todas as vítimas das bombas, dos testes atômicos, dos acidentes nas usinas nucleares, da mineração do urânio e de todos os tipos de violência no mundo de hoje.

Ele o fez a pedido dos Hibakusha – sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki – e em nome dos 7.000 Prefeitos da Associação Prefeitos pela Paz, que ele preside. Os Jogos Olímpicos foram criados para ajudar na construção da Paz entre os povos.

Pessoas e organizações de todo o mundo querem se associar a esta homenagem, vamos juntos pedir um mundo de PAZ!!!

Façamos a nossa parte: inundemos o Comitê Olímpico Internacional com cartas, fax, telegramas e mails apoiando a sugestão do Prefeito de Hiroshima, dirigidos ao:

Mr. Thomas Bach
President of International Olympic Committee
e-mail …………….. pressoffice@olympic.org
fax …………………. 41 21 621 6216
mail address ……. Chateau de Vidy, 1007 Lausanne, Switzerland.

 

Leonardo Boff é professor emérito de Ética da UERJ e escritor.

Publicações recentes