III Encontro da Nacional da Aliança das Comissões CBJP/CNBB e JPIC/CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Na Abertura, a palavra de Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da CRB Nacional, Dr. Carlos Moura, presidente da Comissão Justiça e Paz, e Irmã Maria Luisa, da JPIC

 

O III Encontro Nacional concretiza o XVII Encontro Nacional das Comissões Justiça e Paz e Afins, ou seja, a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP/CNBB) e a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC/CRB-Nacional).

De 22 a 24 de fevereiro de 2019, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF), representantes reuniram-se de 22 Estados do Brasil representantes da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação, da Conferência dos Religiosos do Brasil.

Os objetivos propostos para o Encontro foram:
1. Promover a partilha de experiências entre as Comissões Justiça e Paz Diocesanas, Regionais e Brasileira, com as Comissões Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB.
2. Analisar a realidade brasileira, tendo como critérios: a Encíclica ‘Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade, a Constituição Brasileira de 1988 e o Sínodo da Amazônia.
3. Fortalecer a Rede Brasileira Justiça e Paz, mobilizando uma comunicação para a transformação social, com destaque ao Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

Estes objetivos nasceram da atual realidade política brasileira, advinda dos acontecimentos em curso que provocaram ruptura à democracia, riscos graves aos Direitos Humanos e Sociais e à integridade da Criação. Face ao agravamento dos riscos mencionados, o encontro se dedicará à compreensão da situação atual, numa perspectiva de resistência e de resgate da Democracia.

Há uma crise profunda da democracia representativa que se agravou com aprovação da E.C/95, que estabeleceu um teto de congelamento de recursos para políticas públicas por 20 anos. Com isto, com essa restrição imposta as Políticas Públicas serão ainda mais fragilizadas, o que ameaça a Paz e amplia as situações de violência, principalmente, nas periferias, nas áreas rurais e contra as minorias: migrantes, mulheres, crianças e adolescentes, população LGBT, afrodescendentes, povos indígenas e comunidades tradicionais.

Publicações recentes