XV Encontro interinstitucional itinerante

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


“A Equipe Itinerante nasceu da escuta atenta dos gritos, desejos e esperanças dos povos amazônicos. Foi através dos rostos destas pessoas, que o Grande Espírito – Deus fez-lhes sentir sua vontade. É com essas pessoas que a Equipe Itinerante quer encontrar a melhor maneira de colocar-se a serviço da vida, da humanização das relações e da promoção da justiça e da construção de redes entre indivíduos, comunidades, povos e instituições” .

Realizou-se o XV encontro Interinstitucional em formato de itinerância, nos dias 24 a 31 de agosto de 2016. O local foi a cidade de Assis Brasil, no estado do Acre, na tríplice fronteira: Brasil, Peru e Bolívia.

A Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB Nacional se fez presente, mediante a participação de Irmã Maria de Fátima Kapp, assessora executiva do Setor Missão. O grupo era constituído de vinte seis pessoas. Houve dias em que um número maior de pessoas participaram como nos momentos celebrativos com a comunidade local e outros.
A dinâmica dos primeiros dois dias foi orientada pelo “ver”: participamos no dia 25 da festa na Comunidade indígena Pira-Yine Belgica Nativa, do lado peruano. À tarde visitamos o lado boliviano Bolpebra. Nesse dia atravessamos o rio Acre a ” pé enxuto”. E no dia seguinte (26.08) itineramos para Xapuri para conhecer a história da luta dos seringueiros, pela qual Chico Mendes entregou sua vida e também visitmos o museu do seringal.

Os dias, 27 e 28 foram dedicados ao “julgar”: Os assessores e assessoras, pessoas especialistas e conhecedoras da realidade indígena, seringal e da caminhada da Igreja nestas fronteiras nos tempos históricos e no momento atual, nos conduziram em reflexões e partilhas perpassadas de missionariedade, profetismo, desafios e indignação diante do descaso para com os pobres, preferidos de Deus.

Nos dias 29 e 30 foi o encontro e intercambio com os representantes das Instituições que integram o projeto e os membros das duas comunidades missionárias, a partir do OLHAR do Agir e planejamento para 2017. O encontro constitui uma oportunidade de celebrar, com muita alegria e esperança a vida que brota da vida e da Palavra de Deus. Também celebramos a integração de duas nova integrantes na equipe. No dia 31 foi a saída de Assis Brasil para Rio Branco. Louvamos e agradecemos a Deus por esse momento revitalizador e de partilha das itinerancias missionárias.

Irmã Maria de Fátima Kapp,ssps.
Assessora Executiva do Setor Missão da CRB Nacional

Publicações recentes