União dos Superiores Gerais tem novo presidente

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os superiores gerais dos numerosos Institutos de Vida Consagrada estão reunidos desde quarta-feira, 25 de novembro, no Salesianum, de Roma, para a sua Assembleia semestral. O tema é: “Abraçar o futuro com esperança: os Consagrados com o povo de Deus em caminho”. O reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, participa do encontro.

O primeiro dia da assembleia foi dedicado à reflexão acerca do recente ‘Sínodo dos Bispos sobre o Papel da Família’. Depois da saudação inicial do presidente, padre Adolfo Nicolás SJ, falaram quatro delegados que participaram do Sínodo. O padre Baawobr, dos Missionários da África, disse ter ficado impressionado pelas numerosas sensibilidades e pelos tantos problemas levantados; e acrescentou que a convergência final sobre um documento de síntese “é um sinal que o Espírito de Jesus atuou e acompanhou a Assembleia”.

Para o padre Schroeder, dos Beneditinos de Santa Otília, o verdadeiro ponto nodal do Sínodo foi o desafio da globalização. “Como pode a Igreja conservar a sua unidade, como Igreja universal, perante a enorme diversidade cultural?”, perguntou-se, concluindo que “devemos encarnar os valores da nossa fé com mais profundidade nas nossas respectivas culturas”.

Segundo o Frei Cadorè, Dominicano, a “questão nodal” do Sínodo foi, para ele, a “eclesialidade”. E por meio de uma teologia da comunhão, segundo sustentou, da vida dos crentes, deveria transparecer a “boa notícia” do mistério pascal, valorizando as famílias como lugares de mediação até transformá-las nas primeiras “evangelizadoras”.

Frei Hervé, dos Pequenos Irmãos de Jesus, enfim, evocou alguns “pontos fortes” do Sínodo, indicados pelo Papa: repartir de Nazaré, assumir um olhar de misericórdia sobre cada uma das pessoas, mirar a uma Igreja plenamente sinodal, à importância do acompanhamento e de um olhar cada vez mais misericordioso.

Os trabalhos continuaram ao longo do dia 25 com a apresentação da relação do secretário geral, padre David Glanday, sobre o triênio 2012-2015.

Na manhã desta quinta-feira, 26, as atividades se abriram com um diálogo aberto ainda sobre os trabalhos do Sínodo, que desta vez envolveu o professor Manuel Arroba Condé, Claretiano, reitor do ‘Pontificium Institutum Utriusque Iuris’, da Pontifícia Universidade Lateranense; o padre Saulo Scarabattoli, pároco em Perúgia e capelão do Cárcere; e a professora Giuseppina de Simone, docente na Faculdade Teológica de Nápoles.

Pelo fim da manhã realizou-se a eleição do novo presidente. Os Superiores Gerais reunidos elegeram Frei Mauro Johri, ministro geral dos Frades Menores Capuchinhos. Posteriormente também será eleito o vice-presidente da USG. (Fonte infoansa)

Publicações recentes