Tribunal Tiradentes julgará a legitimidade do Congresso Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

III Tribunal Tiradentes condenou Lei da Anistia, que protegeu os torturadores, na PUC-SP, em 2014

IV Tribunal Tiradentes – Pela Democracia no Brasil

O Tribunal Tiradentes é um evento simbólico de comunicação pedagógica, promovido pela sociedade civil brasileira, visando ampliar a discussão dos diferentes setores da sociedade sobre temas de seu interesse. Sua realização se inspirou no Tribunal Russell, do nome do filósofo inglês que o criou em 1966 em Estocolmo, na Suécia, também conhecido como Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, Tribunal Russell-Sartre ou Tribunal de Estocolmo.

A primeira sessão do Tribunal Tiradentes foi realizada em 1983 no Teatro Municipal de São Paulo, por iniciativa da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese dessa cidade, quando seu pastor era o Cardeal D. Paulo Evaristo Arns. O Tribunal então julgou e condenou a Lei de Segurança Nacional. Em 1984, ano em que o Brasil se mobilizava pelas Diretas-Já, o Tribunal Tiradentes II julgou e condenou o Colégio Eleitoral. Em sua terceira sessão, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC em 2014, após a instalação da Comissão Nacional da Verdade, julgou e condenou a Lei de Anistia com a extensão decorrente de interpretação do STF.

No Tribunal Tiradentes IV será julgada a representatividade e a legitimidade da atual maioria parlamentar no Congresso Nacional que, em nome do povo brasileiro, está impondo ao país reformas não discutidas pela sociedade e a desconstrução de Direitos estabelecidos pela Constituição de 88.

Seus organizadores pretendem, com essa iniciativa, contribuir para a conscientização dos eleitores sobre a importância da representatividade efetiva do Parlamento, que, numa democracia, legisla sobre as normas de vida coletiva e sobre a ação do governo e o fiscaliza.

A IV Sessão do Tribunal Tiradentes se realizará em 25 de setembro, no Auditório Tucarena, conhecido por TUCA, local que historicamente aconteceram momentos memoráveis da luta pela democracia e dos direitos humanos no Brasil.

Fonte: Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB

Publicações recentes