Teólogos dialogam com presidente a Dilma sobre o “Brasil que queremos”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|  28.11.14| A presidente Dilma Roussef recebeu em seu gabinete, na tarde da última quarta, 26, representantes do grupo Emáus composto por teólogos ( leigos e leigas, consagrados e consagradas).  Entre os religiosos estão, o dominicano, frei Betto e o franciscano capuchinho, frei Luiz Carlos Susin.

De acordo com Susin, o encontro teve como objetivo apresentar pontos cruciais que merecem atenção do governo federal. Um documento  intitulado “o Brasil que queremos”, entregue à presidente, entre os 16 pontos acentuados, retrata o clamor geral por uma profunda e ampla reforma política, sustentabilidade ecológica e proteção do meio ambiente, coragem para a auditoria da dívida pública como manda a constituição em dispositivo especial, reforço do modelo econômico que mantenha o foco nos mais vulneráveis, determinação no cumprimento dos direitos indígenas e quilombolas, reforma fundiária agrária e urbana, restrição de agrotóxicos, democratização da comunicação, garantia de recursos para saúde e educação.

“O grupo insistiu na necessidade do diálogo com a sociedade como a Presidente afirmou em seu discurso pós-eleição, especialmente com os movimentos sociais populares, que tem mais dificuldade de serem atendidos”, disse frei Susin.

Ainda, segundo Susin, o diálogo torna a sociedade cooperativa e por ele se encontra mais adequadamente a operacionalização das metas. E acrescentou que a presidente Dilma fez referência à expressão do Papa no último encontro com os movimentos sociais, em Roma,  em que Francisco advertiu categoricamente: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

Ecoteólogo, Leonardo Boff,  também presente no encontro, expressou o que representou o momento: “O encontro seu deu nesta comunhão de espírito: o coração valente da Presidente que suportou pesadas torturas sem nunca entregar ninguém e nós, de nosso jeito, expusemo-nos pela mesma causa, naquele tempo e agora. Ela logo entendeu o significado de nossa presença, solicitada por nós. Não íamos pedir nada, apenas reforçar sua determinação de seguir na construção do projeto originário do PT, o de criar uma sociedade com menos perversidade e que dessa centralidade aos mais pobres e invisíveis, não obstante os constrangimentos da macroeonomia dominante”, relatou em sua página na internet.

Encontro sem formalidades e marcado por momento de retrospectiva da história política do país, Dilma Roussef prometeu outros encontros com o grupo ao perceber do mesmo,  vontade de colaboração na construção de uma sociedade mais justa.

Grupo Emaús

O Grupo Teológico Emaús, formado por intelectuais e religiosos de várias regiões do Brasil,  surgiu, segundo Leonardo Boff, há 40 anos,  no período da Ditadura Militar como forma de resistência, com o objetivo claro de analisar a conjuntura política e eclesial e traçarem ações concretas junto às bases para acelerar o resgate da democracia, manietada pelo regime ditatorial.

Destes, marcaram presença no encontro com a presidente: Frei Luiz Carlos Susin,ofmCap, Leonardo Boff, Márcia Miranda, Maria Helena Arrochellas, Rosileny Schwantes, frei Carlos Alberto Libânio Christo, o frei Betto.( Em ordem da foto acima, da esquerda para a direita).

Publicações recentes