Tempo de cuidar: isolamento motiva reflexão sobre cuidados com a vida e a família

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em tempos de pandemia, debate online do Painel Farol da Esperança aborda manutenção de relacionamentos e papel da Igreja no ambiente familiar

Como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento? Como manter os relacionamentos familiares saudáveis dividindo o mesmo espaço 24 horas por dia? Qual o papel da Igreja neste cenário? Essas e outras reflexões farão parte do Painel Farol de Esperança da próxima quinta-feira, 4 de junho, às 17h, que terá como tema “Vida e Família: tempo de cuidar!”

Os convidados responsáveis pelo diálogo sobre o assunto serão Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Mario Antonio Sanches, professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Jaqueline Balthazar Silva, assessora da Pastoral da Saúde e integrante do Movimento Rhema, da Arquidiocese de Curitiba.

A realização do painel está diretamente relacionada à missão e valores maristas, em que é fundamental abraçar as causas humanitárias e solidárias neste tempo de pandemia, que tem atingido milhões de pessoas no mundo. “O objetivo do debate é propor uma reflexão sobre os desafios que a família encontra na atual cultura e as novas configurações e exigências a partir do redesenho de relações provocada pela pandemia da COVID-19”, resume José Leão, diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Segundo ele, o debate teve como motivação especial a Ação Solidária Emergencial “Em defesa da vida: é tempo de cuidar” lançada recentemente pela CNBB. José Leão lembra um trecho da carta da presidência da Conferência que irá permear o diálogo da próxima quinta-feira (4): “A fé cristã nos compromete, de modo inarredável, na defesa da vida, em todas as suas etapas, desde a fecundação até seu fim natural. Este compromisso de fé é também um compromisso cidadão, quando reza sobre a inviolabilidade do direito à vida”.

O Painel Farol de Esperança

O Painel Farol de Esperança é uma realização conjunta da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR. Debates estão sendo realizados semanalmente, desde meados de abril, sempre no fim de tarde de quinta-feira, no canal do Farol 1817 no Youtube.

A iniciativa de organizar eventos virtuais para manter o diálogo, mesmo em época de distanciamento social, está relacionada à própria missão Marista. “O Farol 1817 é uma plataforma de educação à distância a serviço da PMBCS. Visa oferecer informação e formação qualificadas ao público externo beneficiado pela Província, e principalmente aos colaboradores do Grupo Marista”, explica José Leão.

O projeto foi criado para tornar democrático conteúdos de qualidade, focados na melhoria da vida das pessoas e instituições. O objetivo é proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências sobre questões da atualidade. Gestão em saúde, Animação Vocacional, Comunicação e fake news, Impactos e oportunidades no mercado durante a pandemia, o Exercício da espiritualidade e o Ensino em casa são alguns dos temas que já foram debatidos por especialistas desde o início do projeto.

Serviço

Painel Farol de Esperança

Quando: sempre às quintas-feiras

Horário: 17h

Onde: canal do Youtube do Farol 1817

Publicações recentes