Tempo de cuidar: isolamento motiva reflexão sobre cuidados com a vida e a família

Em tempos de pandemia, debate online do Painel Farol da Esperança aborda manutenção de relacionamentos e papel da Igreja no ambiente familiar

Como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento? Como manter os relacionamentos familiares saudáveis dividindo o mesmo espaço 24 horas por dia? Qual o papel da Igreja neste cenário? Essas e outras reflexões farão parte do Painel Farol de Esperança da próxima quinta-feira, 4 de junho, às 17h, que terá como tema “Vida e Família: tempo de cuidar!”

Os convidados responsáveis pelo diálogo sobre o assunto serão Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Mario Antonio Sanches, professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Jaqueline Balthazar Silva, assessora da Pastoral da Saúde e integrante do Movimento Rhema, da Arquidiocese de Curitiba.

A realização do painel está diretamente relacionada à missão e valores maristas, em que é fundamental abraçar as causas humanitárias e solidárias neste tempo de pandemia, que tem atingido milhões de pessoas no mundo. “O objetivo do debate é propor uma reflexão sobre os desafios que a família encontra na atual cultura e as novas configurações e exigências a partir do redesenho de relações provocada pela pandemia da COVID-19”, resume José Leão, diretor de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Segundo ele, o debate teve como motivação especial a Ação Solidária Emergencial “Em defesa da vida: é tempo de cuidar” lançada recentemente pela CNBB. José Leão lembra um trecho da carta da presidência da Conferência que irá permear o diálogo da próxima quinta-feira (4): “A fé cristã nos compromete, de modo inarredável, na defesa da vida, em todas as suas etapas, desde a fecundação até seu fim natural. Este compromisso de fé é também um compromisso cidadão, quando reza sobre a inviolabilidade do direito à vida”.

O Painel Farol de Esperança

O Painel Farol de Esperança é uma realização conjunta da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), do Farol 1817, do Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR. Debates estão sendo realizados semanalmente, desde meados de abril, sempre no fim de tarde de quinta-feira, no canal do Farol 1817 no Youtube.

A iniciativa de organizar eventos virtuais para manter o diálogo, mesmo em época de distanciamento social, está relacionada à própria missão Marista. “O Farol 1817 é uma plataforma de educação à distância a serviço da PMBCS. Visa oferecer informação e formação qualificadas ao público externo beneficiado pela Província, e principalmente aos colaboradores do Grupo Marista”, explica José Leão.

O projeto foi criado para tornar democrático conteúdos de qualidade, focados na melhoria da vida das pessoas e instituições. O objetivo é proporcionar uma troca de conhecimentos e experiências sobre questões da atualidade. Gestão em saúde, Animação Vocacional, Comunicação e fake news, Impactos e oportunidades no mercado durante a pandemia, o Exercício da espiritualidade e o Ensino em casa são alguns dos temas que já foram debatidos por especialistas desde o início do projeto.

Serviço

Painel Farol de Esperança

Quando: sempre às quintas-feiras

Horário: 17h

Onde: canal do Youtube do Farol 1817

Posts relacionados