Seminário Internacional “SANANDO AS PRÓPRIAS FERIDAS”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aconteceu, de 29 de abril a 03 de maio de 2019, na Fazenda da Esperança de Guaratinguetá (SP),  o primeiro Seminário Internacional com a orientação da Pontifícia Comissão para a Proteção do Menor na Igreja, com o tema Proteção da criança e do adolescente na Igreja”. 

O evento realizou-se em parceria da Fazenda da da Esperança com a CRB Nacional.

Participaram 320 pessoas das coordenações da Fazenda da Esperança de diversos países e Religiosos/as das 20 Regionais da CRB,  bem como convidados, psicólogos, advogados, juristas e diversos membros da Clínica ADI-TIP, de Belo Horizonte (MG).

O fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel, OFM, fez a abertura falando sobre as três palavras que regem a metodologia da Fazenda: PALAVRA de Deus; PERDÃO, como necessidade para cura, e a ESPIRITUALIDADE para dar chance a Deus ser Deus em nossa vida.                                                                   

Os assessores: Pe Hans Zollner, SJ, alemão, presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção do Menor,  que fez suas exposições em Italiano; Maria Clara Jost; Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília; Estevão Duarte e o advogado Dr Hugo Sarubbi (CNBB-CRB).

Trataram sobre o enfrentamento da temática do abuso sexual dentro da Igreja nas últimas décadas, alertando que é preciso mudar esta realidade de abuso, com atitudes capazes de ajudar, evitando delegar para outros (psicólogo, psiquiatra…) esta responsabilidade.

Enfocou-se a importância  de não minimizar este problema entre nós. Sabemos quanta dor isso causa. A decepção é maior quando um homem ou mulher de Deus comete o abuso, porque a base da confiança é ferida.

O seminário lembrou a orientação do Papa Bento,  em 2011, para a elaboração de regimento sobre este tema.  Foram citados documentos que tratam sobre abuso de menores. Recordadas as seguintes linhas orientadoras:

I – Assistência e escuta das vítimas;

II – Cooperação com as autoridades civis: conhecer e seguir as leis da nação onde se encontra.

III – Apoio para todos os clérigos e acusados;

IV – Formação dos futuros sacerdotes e religiosos;

V – Educação de todos os membros da Igreja através de encontros formativos;

Quanto ao enfrentamento da temática do abuso sexual dentro da Igreja nas ultimas décadas, é preciso combinar justiça e misericórdia, levando o criminoso a pagar pelo delito sem querer livrar-se de forma irresponsável do abusador. No caso da criança violentada, é importante fazer o exercício de uma escuta respeitosa, deixando nítido que não há intenção de abafar o caso.

Cada exposição foi acompanhada ou iniciada por testemunhos de pessoas que passaram ou estão na Fazenda  da Esperança.

Falou-se sobre a Abordagem Direta do Inconsciente (ADI-TIP) como parte integrante do acompanhamento na Fazenda da Esperança.

O encerramento do Seminário se deu com a Missa no Santuário da Mãe Aparecida no dia 03 de maio, sexta-feira, às 9h.

Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

Publicações recentes