Semana de Formação debate Missão e Vida Consagrada no processo de envelhecimento

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Centro Cultural Missionário de Brasília, a Conferência dos Religiosos do Brasil e o Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE), realizam a 2ª Semana de Formação sobre Missão, Vida Religiosa Consagrada e Envelhecimento Humano. Com o objetivo de preparar recursos humanos para as instituições religiosas em vista à educação e o atendimento do envelhecimento e da velhice, o evento acontece de 21 a 25 de abril de 2014, em Brasília, na sede do Centro Cultural Missionário.

A 2ª Semana de Formação tem como público alvo padres, irmãs e irmãos, administradores de casas de religiosos, representantes de instituições e organizações missionárias e pessoas ligadas ao cuidado de idosos.

Para o Pe. Estêvo Raschietti, sx, Secretário Executivo do CCM, abordar o tema da Vida Religiosa Consagrada e da Missão nas diversas etapas da vida – portanto, no processo de envelhecimento – é uma questão central para as instituições: “se as administrações não entendem e não atendem essa demanda na formação permanente, as pessoas dificilmente serão capazes de viver a experiência de Deus como dom e, consequentemente, serão incapazes de transmiti-la como possibilidade para os outros”.

Agostinho Both, doutor educação e professor do curso de mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade de Passo Fundo (RS), foi assessor da 1ª Semana de Formação realizada em duas edições em março e outubro de 2013 no CCM. Nestas ocasiões, ele abordou alguns conceitos fundamentais básicos para se pensar melhor a velhice, como conhecer a questão biológica, psicológica, social, educacional. “São conceitos básicos para que haja uma abordagem interessante que se dê continuidade à formação humana das pessoas que envelhecem. Estamos, de forma geral, pensando sobre o desenvolvimento humano daqueles que já não estão nas atividades sistemáticas propostas pelas congregações”, afirmou.

De acordo com ele, é “preciso olhar com cuidado para essa realidade de envelhecimento, para que não apenas a dignidade humana, como também a relevância da consagração e da missão, sejam sempre promovidas através de intervenções e de animações significativas”.

O IFIBE, que colabora com o CCM e a CRB na promoção desse evento, mantem em Passo Fundo, RS, um curso de especialização em Envelhecimento Humano e Espiritualidade, que tem como objetivo aprofundar a relação entre envelhecimento humano e espiritualidade gerando conhecimento maior no tema, maturidade pessoal e qualificação técnica no cuidado dos idosos e cuidadores nas casas de longa permanência.

Padre Júlio César, conselheiro geral dos Missionários da Sagrada Família e professor no IFIBE, explica o motivo de ligar os temas da missão, da vida religiosa e do envelhecimento: “muitos dos nossos missionários estão em processo de envelhecimento; vemos que o missionário quando está nessa etapa da vida precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa, ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava; por isso é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”.

Entre os temas que compõem o conteúdo programático da 2º Semana que ocorrerá neste ano logo após da Páscoa estão: a missão hoje e as diversas etapas da vida; envelhecimento humano, vida religiosa consagrada e espiritualidade; a arte de cuidar, como se preparar para o envelhecimento saudável e feliz.

As inscrições podem ser efetuadas através do site: www.ccm.org.br. A taxa, incluindo hospedagem, é de R$500,00.

Mais informações pelo telefone: (061) 32743009.

Publicações recentes