Segunda Etapa da Escola de Formadores CRB Nordeste

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A segunda etapa da Escola para Formadores da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Nordeste teve início no dia 12/07 e termina dia 02/08, no Sítio Santo Inácio, em Teresina (PI).

“A Escola de Formadores é um projeto da CRB no Nordeste, em que todas as pessoas presentes estão sendo preparadas para atuar na formação de novos religiosos. São três etapas, com a primeira tendo acontecido ano passado em Pernambuco, e agora, a segunda em Teresina”, conta o coordenador da CRB no Piauí, Ir. Raimundo Barros, SJ.

Enquanto a primeira etapa teve como foco o formador, na segunda etapa a temática é a pessoa do formador em relação com o criar, cultivar, acolher, e tudo que venha a fazer a aproximação do formador com os formandos, com a comunidade. “É um tema bem abrangente. Nessa etapa também já estamos preparando-os para a 3ª etapa, onde eles vão estagiar nas suas congregações religiosas ou em outras congregações”, afirma a. Ir. Paula Frassinetti, INSG.

Uma das 43 religiosas participantes, a Irmã Marinalva de Sousa Vieira, da congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, localizada em Bacabal (MA), conta que a expectativa é de descobrir novos aprendizados. “Eu acredito que tem muitas surpresas em cada região e é sempre muito bom descobrir. A primeira etapa foi muito rica, saímos de lá com novos aprendizados, então creio que nessa também devemos sair daqui mais conhecedores do caminho que estamos”, conta a religiosa.

Além do estudo e aprofundamento das temáticas específicas, a escola promove um espaço de vivência comunitária, momentos de espiritualidade, partilha de vida e celebração, buscando integrar e envolver o participante no processo formativo. “Para nós da CRB do Piauí é um momento muito forte de reanimação da vida religiosa consagrada, porque são 43 religiosos vindos de vários estados do Nordeste”, conclui um dos organizadores e membro da coordenação da Escola para formadores da CRB Nordeste, Ir. Jorge de Paula, SJ.

A Escola de Formadores é uma iniciativa das regionais da CRB. Possui a duração de três anos, e são realizadas em três etapas e um estágio. A ideia é contribuir com as congregações para a preparação de pessoas que estão assumindo ou irão assumir a missão da formação para a Vida Religiosa Consagrada.

Em consonância com a caminhada da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, a escola se propõe a seguir a linha do processo mistagógico e da vivência profética: “Não ardia o nosso coração enquanto Ele nos falava pelo caminho? ” (Lc, 24,32)

Publicações recentes