São Domingos do Sul acolhe milhares de fiéis na 29ª Romaria Vocacional

Por Victória Holzbach| 05.01.15| Animados pelo lema Família Sementeira de vocações, milhares de fieis participaram no último final de semana, dias 03 e 04 de janeiro, da 29ª Romaria Vocacional em honra ao Monsenhor João Benvegnú. A festa, realizada em São Domingos do Sul, já é tradicional em toda a região para homenagear o testemunho de vida e santidade do Monsenhor.

A programação iniciou ainda no dia 31 de janeiro, com o tríduo preparatório. Em cada uma das três noites, os romeiros refletiram os temas A espiritualidade na família, O diálogo e o perdão na família e A missão na família. Já no sábado, 03, ocorreu um dos momentos mais fortes da romaria com a procissão luminosa e bênção do Santíssimo. Segundo os organizadores, estima-se que mais de 30 mil pessoas participaram deste momento.

O domingo seguiu com três celebrações. Desde as 7h30min a Igreja Matriz recebia os devotos do Monsenhor Benvegnú e às 10h00min o arcebispo metropolitano, dom Antonio Carlos Altieri presidiu a Missa da Saúde ao ar livre. A celebração foi concelebrada pelo pároco de São Domingos do Sul,
padre Dionísio Benvegnú e diversos sacerdotes. Na parte da tarde, dom Altieri também celebrou a missa de encerramento.

Durante a celebração, dom Altieri lembrou a maneira simples e enfática com que o papa Francisco fala com a comunidade e reforça que a Igreja precisa estar todo o tempo com as portas abertas para o povo e, de forma especial, para as famílias. “A família é o centro da formação pessoal, humana e vocacional. Que a família esteja sempre a serviço do projeto de Deus”, rogou o arcebispo afirmando estar muito feliz por ver tantas pessoas caminhando pela fé e memória do Monsenhor Benvegnú, especialmente os jovens.

Para o pároco de São Domingos do Sul, que é sobrinho do Monsenhor e faltou apenas duas das 29 edições da romaria, a festa é uma ocasião forte de evangelização e celebração. “Há momentos muito emocionantes, como a procissão luminosa que apresenta várias cenas recordando o Evangelho e a figura do Monsenhor João”, destacou padre Dionísio.

Os recursos arrecadados com a comercialização de objetos religiosos e as coletas das celebrações da romaria serão utilizados em prol do processo de beatificação do Monsenhor João Benvengú. A próxima Romaria Vocacional já está marcada para o dia 02 e 03 de janeiro de 2016.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »