Salvador acolhe pré-congresso das Novas Gerações da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|09.10.2015| Teve início na noite desta sexta, 09, na Casa Frei Ludovico, em Salvador-BA, o encontro das Novas Gerações da Vida Consagrada em preparação ao Congresso Nacional que acontecerá em Brasília, de 06 a 09 de fevereiro de 2015.

O encontro teve início com a acolhida feita pelas religiosas de Salvador, com música própria da cultura e a fita do Senhor do Bonfim. O grupo pode conhecer a realidade de Salvador através de um vídeo que mostrava as belezas e contrastes da capital baiana.

Representando a CRB Nacional, Irmã Rosa Maria Martins, mscs deixou uma mensagem em nome da Conferência provocando os jovens à indignação e à audácia para serem religiosas e religiosos testemunhas de uma Igreja em saída. Recordou a mensagem do Papa Francisco por ocasião da abertura do Ano da Vida Consagrada, aos jovens consagrados. “É necessário, afirma o Papa, que os consagrados saibam transmitir a alegria  e a felicidade da fé vivida em comunidade, por meio do testemunho do amor fraterno, da solidariedade, da partilha que dá valor à Igreja. “Uma Igreja que deve forjar profetas visionários e capazes de interpretar os acontecimentos, denunciando o mal do pecado e da injustiça”.

O pré-congresso terá como assessor o franciscano capuchinho, frei Rubens da Mota. Ao introduzir o encontro Frei Rubens fez referência ao Ano da Vida Consagrada e ressaltou que a intenção do Papa Francisco ao decretar este Ano especial para os religiosos  nos convoca  “mais do que celebrar, assumirmos o nosso papel como Vida Consagrada e ao mesmo tempo  aponta para o protagonismo das Novas Gerações na Igreja e na sociedade”. Ser sentinela hoje, acrescenta o assessor é mostrar a inquietude do aqui e agora”.

Na manhã do sábado,10, os jovens farão um momento de oração a partir da lectio-divina dinamizado por Irmã Rosa, scalabriniana e assessora executiva da CRB Nacional e frei Leonardo, oblato de São José e membro da coordenação nacional das Novas Gerações da Vida Consagrada. O encontro continuará sobre assessoria de frei Rubens  que fará na parte da manhã um repasse do Congresso das Novas Gerações em Bogotá, introduzirá o tema do Congresso Nacional de 2016 “Compartilha a alegria”. À tarde o assessor trabalhará o lema “venha para fora” em preparação à experiência de missão que os consagrados e consagradas farão no domingo junto à população de rua, na Comunidade Trindade, na cidade de Salvador.

Publicações recentes