Salesianos lançam projeto de educação e evangelização em ‘quadrinhos’

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Nossa Turma: educação e evangelização em forma de histórias em quadrinhos

 A Rede Salesiana de Escolas lança em 29 de abril o site da Nossa Turma, projeto que traz o dia a dia dos colégios católicos para o universo dos quadrinhos.

 

Por Ana Concenza| Solidariedade e amor ao próximo, cuidado com a vida e com o meio ambiente, protagonismo juvenil, conhecimento do que nos ensinam os santos e o Evangelho: os temas que fazem parte do cotidiano das escolas católicas – e que as diferenciam de outras instituições de ensino – são a inspiração para as histórias em quadrinhos da Nossa Turma. O projeto, elaborado pela Rede Salesiana de Escolas (RSE), contempla a publicação diária de “tirinhas” sobre temas do meio cristão, católico e escolar, com histórias vividas por mais de 30 personagens que representam alunos, educadores, irmãs e padres.

Nossa Turma já está presente nas redes sociais e no portal da Rede Salesiana de Escolas e, a partir de 29 de abril, ganha um site próprio, no qual será possível acompanhar as publicações, ver as tirinhas mais antigas, conhecer os personagens e até sugerir temas para novas histórias.

“O projeto Nossa Turma originou-se da necessidade de repassar os valores presentes na RSE a partir de uma linguagem mais próxima do cotidiano em que os alunos estão inseridos, o que pode ser observado nas histórias já presentes nas redes sociais”, afirma o assessor de Comunicação da Rede Salesiana de Escolas, Célio Ballona. Em pouco mais de um mês de existência, a Nossa Turma já tratou de assuntos como a Campanha da Fraternidade 2013, a Jornada Mundial da Juventude, os caminhos da santidade, o poder da oração, o amor à natureza, a cidadania no trânsito e o relacionamento com colegas e professores, entre outros. “Construir um ambiente de interação entre alunos, educadores e escolas; reforçar o ideal da RSE de formar bons cristãos e honestos cidadãos; fortalecer e dar visibilidade para o projeto pedagógico-pastoral salesiano são alguns dos objetivos do projeto. Também abordamos, com essa iniciativa, valores gerais da fé cristã e situações típicas do ambiente escolar”, completa Célio.

Quem curte a Nossa Turma

Não houve a necessidade de ir muito longe para conseguir inspiração na hora de criar os personagens e as situações vividas nas tirinhas da Nossa Turma. Segundo os autores do projeto, bastou olhar para a pluralidade encontrada no universo da própria Rede Salesiana de Escolas. Essa base na vivência real da RSE facilitou a aceitação do projeto entre alunos e educadores. “É muito gratificante observar que as pessoas se identificam com as histórias retratadas pelos quadrinhos e que curtem e compartilham esse conteúdo, divulgando-o pelas redes sociais e levando junto com esse gesto as boas práticas e valores adotados pela RSE”, considera Rafael Antônio da Silva, da equipe de produção da Nossa Turma.

Um exemplo que corrobora essa afirmação vem de Lucas Alberto Calixto de Almeida, aluno do 8º ano do Colégio Dom Bosco de Manaus-AM: “Sempre gostei muito de ler gibis, mas estas tirinhas da Rede Salesiana me fazem parar para pensar nas atitudes que temos e como é legal um conteúdo como esse. Eu espero sempre por elas e leio através do site do colégio ou na Fanpage da RSE”. A aluna Agnes Marinho da Silva, do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) de Brasília-DF, também curte as tirinhas da Nossa Turma diariamente: “O HQ está com um papel muito importante na mídia hoje; os mangás e cômics vêm atraindo os jovens e, às vezes, até adultos. Achei incrível a abordagem do tema, porque a pedagogia salesiana, que tem uma grande importância na formação dos jovens, ficou mais atraente. Não foi abordada de forma chata ou monótona”, considera.

Ferramenta pedagógica

Além do acesso direto feito pelos alunos, a Nossa Turma tem se mostrado também uma ferramenta pedagógica importante e inovadora. Um exemplo é o Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói-RJ. “Os quadrinhos da Rede Salesiana de Escolas têm favorecido bastante o compartilhar de valores e reflexões com os alunos. Trazer um ambiente que eles estão familiarizados para um universo lúdico e animado favorece a comunicação e a internalização de nossa proposta pedagógica e espiritualidade”, considera a orientadora educacional Roxane Baptista Guedes. Na outra ponta do processo, a pequena Gabrielle Souza Britto Lage, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, é uma entusiasta da proposta: “É muito legal ver os amigos, professores e outras pessoas do colégio em forma de desenho. Eu gostei das historinhas que li e todas são bem legais. Fica mais divertido e fácil aprender o que as professoras explicam”, conclui.

Escolas católicas

Embora tenha sido criada pela Rede Salesiana de Escolas, a Nossa Turma pretende atingir um público mais amplo. Nesse sentido, a iniciativa traz vários elementos positivos para outras escolas católicas. “Os personagens das tirinhas fazem parte do universo das escolas, por isso vão além das escolas salesianas e, sem dúvida, contribuirão para levar uma Boa-Notícia para outros espaços educacionais”, ressalta o assessor de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas, Antonio Boeing. Segundo ele, o carisma vivenciado por Dom Bosco e Madre Mazzarello pertencem ao Reino Deus, e transcendem as escolas salesianas. “É preciso anunciar para o mundo a atualidade e grande contribuição que o sistema preventivo traz para formar uma humanidade mais saudável”, conclui.

Novo site

O site da Nossa Turma já está no ar, e pode ser acessado no endereço: www.rse.org.br/nossa-turma

Veja também a Nossa Turma na fanpage da RSE.

 

A Rede Salesiana de Escolas

A educação salesiana, inspirada nos princípios pedagógicos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as dezenas de escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador. Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o País.

 

Mais informações:

Ana Cosenza

e-mail: imprensa@rse.org.br

Tel.: (11) 98709-5357

Skype: anacosenza1

Camila Santos

e-mail: imprensabs2@gmail.com

Publicações recentes