Salesianos elegem novo Superior Geral

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 26.03.14| Os Salesianos, reunidos em Roma para o 27º Capítulo Geral, elegeram na manhã de ontem, terça, 25, o Heitor-Mor da Congregação. Padre Ángel Fernández Artime, até agora Inspetor da Argentina Sul, se torna, como Superior Geral, o 10º sucessor de Dom Bosco,  para  acompanhar os salesianos em missão no mundo.

De acordo com a Agência de Notícias Salesiana de Roma, a eleição ocorreu no primeiro escrutínio, às 10h20min da terça, 25.

Quem é padre Ángel Fernandéz Artime

Padre Ángel Fernández Artime, 53, nasceu em 21 de agosto de 1960 em Gozón-Luanco. Fez a primeira profissão em 3 de setembro de 1978, os votos perpétuos em 17 de junho de 1984 e foi ordenado sacerdote aos 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão.

Foi membro da comissão técnica que preparou o Capítulo Geral 26. Em 2009 foi nomeado Inspetor da Argentina Sul, missão assumida até então. Em virtude desse encargo teve também a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

É Laureado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

No dia 23 de dezembro fora nomeado Superior da nova Inspetoria da ‘Espanha Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora, encargo que evidentemente o padre Fernández Artime não poderá mais assumir, devendo agora desempenhar o Ministério de Pai para toda a Família Salesiana.

Publicações recentes